A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pode ficar sem segurança armada nos próximos dias, além de ter uma queda no número de profissionais da área da limpeza. Um problema que afeta o funcionamento cotidiano dos dois campi e preocupam servidores, estudantes e famílias, principalmente os que frequentam o campus no turno da noite.
O contrato atual com a empresa Master Vigilância Especializada, responsável pela segurança da UFJF, está previsto para se encerrar no dia 2 de agosto. Nos últimos dias, vigilantes relataram ao Folha JF terem recebido informações conflitantes da gerência da empresa. Inicialmente, foi comunicado que o contrato não seria renovado. Porém, nesta segunda-feira (28/07), a empresa teria voltado atrás e informado aos funcionários que um novo acordo de 12 meses de renovação contratual com a universidade havia sido fechado.
No entanto, a renovação ainda não foi confirmada oficialmente pela UFJF. Procurada duas vezes pela reportagem, a instituição respondeu, em ambas, com a mesma nota:
“As negociações estão sendo tratadas internamente. Assim que for o momento apropriado, divulgaremos as informações, a fim de evitar interpretações precipitadas ou incorretas”.
UFJF pode ficar sem segurança armada, o que preocupa pais, estudantes e trabalhadores
A falta de transparência sobre o andamento das negociações tem gerado um ambiente de insegurança entre os trabalhadores, que temem a demissão repentina, e também entre pais e alunos, especialmente os que dependem do funcionamento noturno da universidade. A preocupação não é apenas com a segurança patrimonial, mas também com a integridade física da comunidade acadêmica.
Atualmente, mais de 100 vigilantes armados atuam na UFJF, entre efetivos da empresa Master e profissionais alocados em áreas estratégicas. A incerteza sobre o futuro da contratação gera temor não só pela segurança do campus, mas pelo impacto social do possível desemprego em massa.
Situação semelhante é enfrentada pelos funcionários e funcionárias da limpeza terceirizada, cujo contrato também se encerra em breve. Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de troca de empresa, mas até o momento não houve nenhuma confirmação pública por parte da universidade.
Em resposta aos questionamentos da reportagem, a UFJF emitiu uma segunda nota oficial afirmando que:
“Os processos licitatórios referentes aos contratos de limpeza e vigilância estão em andamento, seguindo os trâmites legais estabelecidos. É importante destacar que o encerramento e a celebração de novos contratos são procedimentos regulares no âmbito da administração pública, conforme previsto na legislação vigente. Até o momento, as atividades no campus seguem ocorrendo normalmente. Ressaltamos ainda que quaisquer esclarecimentos ou encaminhamentos adicionais serão feitos no momento oportuno, a fim de evitar interpretações antecipadas ou inadequadas.”
A expectativa é que até o dia 02 de agosto, quando terminam os contratos, a UFJF faça um posicionamento oficial sobre o tema.