Um portal a serviço de Juiz de Fora

17/10/2025
Maria Angélica
Compartilhar Matéria

Juiz de Fora é finalista em prêmio internacional sobre ações climáticas

Município está entre as cidades brasileiras indicadas ao “Local Leaders Awards 2025”, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pelo C40 Cities
JF é finalista do prêmio internacional “Local Leaders Awards 2025”
A substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED foi uma das ações que levaram Juiz de Fora a figurar entre as finalistas. (Foto: Reprodução/PJF)

Juiz de Fora está entre os finalistas do “Local Leaders Awards 2025”, premiação idealizada pela Bloomberg Philanthropies em colaboração com o C40 Cities. O reconhecimento celebra lideranças locais e regionais que implementam medidas eficazes no enfrentamento das mudanças climáticas, contribuindo para a redução da poluição urbana, o aprimoramento da qualidade de vida e o fortalecimento de oportunidades econômicas sustentáveis. O anúncio dos vencedores será feito em 4 de novembro, durante o “Local Leaders Forum da COP30”, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Premiação que Juiz de Fora é finalista destaca iniciativas sustentáveis no mundo

A edição deste ano conta com 26 finalistas, selecionados entre mais de 160 projetos inscritos de 45 países. As iniciativas foram distribuídas em seis categorias, cada uma com um vencedor global e um vencedor nacional. Juiz de Fora concorre na categoria “Transição Energética e Construções Inteligentes – Reduzindo custos e emissões de carbono com energia limpa e design eficiente”, com um projeto desenvolvido no âmbito da Política Municipal de Neutralidade Climática.

A proposta reúne medidas legislativas, tecnológicas e de eficiência energética, como a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, a instalação de sistemas fotovoltaicos, o aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de biocombustível e ações integradas para redução de emissões e otimização do consumo de energia.

Na mesma categoria em que Juiz de Fora disputa o prêmio estão Boston (EUA), com a Portaria de Redução e Divulgação de Emissões de Edifícios (BERDO) e o Fundo de Investimento Equitativo em Emissões; Chengdu (China), com projetos que impulsionam o uso de energia limpa e edificações verdes; Johannesburg (África do Sul), que aposta em micro-redes solares em assentamentos informais; e Curitiba (Brasil), com o programa “Curitiba Mais Energia”.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Mais de 238 mil juiz-foranos estão com o nome sujo no Serasa, somando R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.