Juiz de Fora está entre os finalistas do “Local Leaders Awards 2025”, premiação idealizada pela Bloomberg Philanthropies em colaboração com o C40 Cities. O reconhecimento celebra lideranças locais e regionais que implementam medidas eficazes no enfrentamento das mudanças climáticas, contribuindo para a redução da poluição urbana, o aprimoramento da qualidade de vida e o fortalecimento de oportunidades econômicas sustentáveis. O anúncio dos vencedores será feito em 4 de novembro, durante o “Local Leaders Forum da COP30”, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Premiação que Juiz de Fora é finalista destaca iniciativas sustentáveis no mundo
A edição deste ano conta com 26 finalistas, selecionados entre mais de 160 projetos inscritos de 45 países. As iniciativas foram distribuídas em seis categorias, cada uma com um vencedor global e um vencedor nacional. Juiz de Fora concorre na categoria “Transição Energética e Construções Inteligentes – Reduzindo custos e emissões de carbono com energia limpa e design eficiente”, com um projeto desenvolvido no âmbito da Política Municipal de Neutralidade Climática.
A proposta reúne medidas legislativas, tecnológicas e de eficiência energética, como a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, a instalação de sistemas fotovoltaicos, o aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de biocombustível e ações integradas para redução de emissões e otimização do consumo de energia.
Na mesma categoria em que Juiz de Fora disputa o prêmio estão Boston (EUA), com a Portaria de Redução e Divulgação de Emissões de Edifícios (BERDO) e o Fundo de Investimento Equitativo em Emissões; Chengdu (China), com projetos que impulsionam o uso de energia limpa e edificações verdes; Johannesburg (África do Sul), que aposta em micro-redes solares em assentamentos informais; e Curitiba (Brasil), com o programa “Curitiba Mais Energia”.