A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). A instituição será representada pelo professor Nathan Oliveira Barros, do Instituto de Ciências Biológicas, que integra a delegação do Ministério da Pesca e da Aquicultura e também representa a Associação Brasileira de Limnologia. Ele levará à conferência resultados de estudos realizados no Laboratório de Ecologia Aquática, que é referência internacional em pesquisas sobre emissão de gases de efeito estufa e sustentabilidade.
Pesquisas da UFJF ganham espaço na COP-30
Os trabalhos apresentados destacam o papel da aquicultura como uma alternativa de baixo impacto ambiental e como caminho viável para uma produção de alimentos mais sustentável. Para Barros, participar da conferência é uma forma de fortalecer a presença da ciência brasileira em debates internacionais e de incentivar políticas públicas baseadas em evidências.
Além da participação científica, a universidade apresentará o projeto P&D – Previsibilidade de Bacias, que utiliza inteligência artificial para prever cenários de disponibilidade hídrica no país. A instituição também apoia o documentário “Ecos de 92, do Rio à Belém”, que resgata os 30 anos de debates ambientais desde a Eco-92. A produção é assinada por Renata Amorim (direção geral), Leandro Mockdece (direção de fotografia) e Valéria Costemalle (direção executiva e de produção).
Com atuação em diferentes frentes, a UFJF reforça sua contribuição para o debate internacional sobre sustentabilidade, levando de Juiz de Fora à COP-30 o conhecimento gerado dentro da universidade pública.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.