A Prefeitura de Juiz de Fora enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que altera a estrutura dos cargos comissionados na administração municipal. A proposta prevê a extinção de 113 cargos de assessor 1 e 2, considerados de nível inferior, e a criação de 24 cargos de assessor 5 e 10 de assessor 6, com salários de R$ 7.500 e R$ 10 mil, respectivamente.
De acordo com a Prefeitura, a mudança busca atrair profissionais mais qualificados e não deve gerar aumento no gasto público, já que a economia com os cargos extintos será utilizada para custear os novos. O objetivo, segundo o Executivo, é modernizar a estrutura administrativa sem alterar o orçamento atual.
No entanto, nos bastidores, circulam informações de que os 113 cargos extintos poderão ser repostos por trabalhadores terceirizados. Essa possibilidade não foi mencionada no projeto encaminhado à Câmara, e a Prefeitura não confirmou oficialmente a estratégia.
Caso os cargos extintos sejam substituídos por terceirizados, há risco de aumento nos gastos públicos, dependendo do número de vagas criadas. A proposta segue em tramitação. Para valer, precisa ser aprovado pelos vereadores.
Crédito da foto: Divulgação / PJF