Um portal a serviço de Juiz de Fora

14/03/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Pilares da Democracia: Juiz de Fora homenageia vereadores cassados pela ditadura militar

Juiz de Fora homenageia vereadores cassados pela ditadura militar em 1964, eternizando seus legados no projeto “Pilares da Democracia”.
pilares da democracia pjf
Imagem: Divulgação.

No próximo dia 31 de março, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), prestará uma homenagem histórica a quatro vereadores que tiveram seus mandatos cassados pelo regime militar em 1964.

Peralva de Miranda Delgado, Nery de Mendonça, Francisco Afonso Pinheiro e Jair Reihn terão seus rostos estampados em um dos pilares do prédio-sede da PJF, como parte do projeto “Pilares da Democracia“.

A iniciativa busca resgatar a memória e reconhecer o legado de lideranças que lutaram pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia.

O secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, destacou a importância da data escolhida para a homenagem, relembrando que foi em 31 de março de 1964 que tropas saíram de Juiz de Fora sob o comando do general Olympio Mourão Filho para derrubar o governo de João Goulart. “Homenageá-los é reviver sua coragem e resistência. Eles foram silenciados, mas seus legados continuam inspirando novas gerações“, afirmou Rocha.

Sobre o “Pilares da Democracia”

O projeto “Pilares da Democracia” tem como objetivo eternizar a história de dez personalidades que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos em Juiz de Fora. Além dos quatro vereadores, Gabriela Crochet e Gabriel já receberam a honraria em edições anteriores.

Em 2014, a Câmara Municipal restituiu simbolicamente os mandatos dos parlamentares, que foram destituídos pela Resolução 141 durante a ditadura militar. Agora, seus nomes serão lembrados de forma permanente na sede da PJF, reforçando a importância da memória histórica e da defesa dos ideais democráticos.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Acidente aconteceu na tarde dessa segunda, 14, e matou policial reformado na 267.
Apenas 49,5% das crianças da rede municipal de Juiz de Fora foram alfabetizadas na idade certa em 2024.
Mulher chegou a encontrar veículo, mas assaltantes a ameaçaram com uma arma
Ney Matogrosso em Juiz de Fora: ingressos já estão à venda com virada de lote prevista.
Ligada à prefeita Margarida Salomão, Fabiana bateu candidatos ligados a Betão e outros militantes de Juiz de Fora

– propaganda –