Um portal a serviço de Juiz de Fora

02/11/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Picada de escorpião em crianças aumentam no Brasil: o que fazer?

Confira o que fazer em caso de picadas de escorpião: caso em crianças está aumentando em todo o Brasil.
Picada de Escorpiao aumentou Brasil
Imagem: Divulgação

O número de acidentes com escorpiões no Brasil segue em alta e acende o alerta de autoridades de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e julho de 2025, foram registrados mais de 111 mil casos de picada de escorpião e 132 mortes. As crianças estão entre as principais vítimas, já que são mais vulneráveis aos efeitos do veneno.

A dermatologista pediátrica Flavia Prevedello, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba — o maior hospital pediátrico do país —, explica que o risco de complicações e morte é maior nas faixas etárias mais jovens, especialmente nas menores de 5 anos.

“A picada de escorpião costuma causar muita dor e pode evoluir com sintomas graves. Por isso, o atendimento médico imediato é fundamental”, alerta a médica.

Como identificar a picada de escorpião em crianças

A dor intensa e rápida é o primeiro sinal da picada de escorpião. O local da picada costuma ficar vermelho, inchado e muito dolorido, diferente das picadas de insetos comuns, que causam apenas coceira leve.

“Em crianças pequenas, a dor é desproporcional ao tamanho da lesão, o que ajuda na identificação. Normalmente, é uma única picada e extremamente dolorosa”, explica Flavia.

Sinais de gravidade e o que fazer

Em alguns casos, o veneno se espalha rapidamente pelo corpo, provocando sintomas como taquicardia, tremores, salivação excessiva, dificuldade para respirar, agitação e espasmos musculares. Nessas situações, a orientação é levar a criança imediatamente ao pronto-atendimento.

Os serviços de emergência podem ser acionados pelo SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193). O CIATox (0800 644 6774) também oferece orientação médica gratuita em casos de acidentes com animais peçonhentos.

O que não fazer

A dermatologista reforça que medidas caseiras podem agravar o quadro:

  • Não automedique a criança.
  • Não faça torniquete.
  • Não sugue o local da picada.
  • Não aplique pomadas, álcool, óleo ou outras substâncias.

A única medida recomendada antes do atendimento médico é colocar uma compressa fria no local para aliviar a dor.

Tratamento e importância do soro antiescorpiônico

O diagnóstico é rápido e o tratamento envolve soro antiescorpiônico e controle dos sintomas. Conforme a gravidade, o paciente pode precisar de medicamentos anticonvulsivantes e monitoramento cardíaco.

Como prevenir acidentes com escorpiões

O escorpião é um animal noturno que se esconde em locais escuros e úmidos, como ralos, entulhos e frestas. Algumas medidas ajudam a evitar acidentes:

  • Manter quintais limpos e sem acúmulo de lixo ou entulho;
  • Vedar buracos e ralos;
  • Guardar sapatos e roupas em locais fechados;
  • Afastar berços e camas das paredes;
  • Evitar que roupas de cama encostem no chão.

“O cuidado principal é com a higiene e organização dos ambientes. Ao eliminar abrigos e insetos, reduzimos a presença dos escorpiões”, ressalta Flavia Prevedello.

Alerta nacional

O aumento dos casos preocupa o Ministério da Saúde, principalmente por causa da baixa notificação e do crescimento das áreas urbanas, que ampliam o contato com os animais. O Brasil tem presença confirmada de quatro espécies perigosas, sendo o Tityus serrulatus, o escorpião-amarelo, o mais comum e letal.

A recomendação dos especialistas é clara: ao menor sinal de picada, procure atendimento médico imediatamente. Em casos graves, o tempo entre o acidente e o socorro pode ser decisivo para salvar a vida da criança.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.
Proposta define punições para intervenções irregulares em imóveis públicos, privados e tombados
Categoria protesta contra editais com mudanças em critérios de contratação