Na próxima quarta-feira (30/04), a Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) realizará o leilão da nova concessão do trecho Juiz de Fora/Rio de Janeiro da BR-040. E uma das mudanças é que a praça de pedágio da BR-040 que ficava em Simão Pereira será transferida para Levy Gasparian (RJ).
Segundo o edital de concessão, a nova empresa terá até um ano para levar o pedágio para Levy Gasparian. Ao todo, serão concedidos 218 quilômetros de rodovia, uma das mais importantes do pais.
Prefeito comemora mudança do pedágio da BR-040
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos moradores de Simão Pereira, que há anos reivindicam o fim do pedágio dentro do perímetro urbano do município. O prefeito da cidade, Chiclete (União), celebrou a decisão em vídeo publicado nas redes sociais.
“Esperamos que a licitação ocorra sem intercorrências no leilão e que esse sonho se vire realidade no menor tempo possível”, disse o prefeito.
A atual concessionária, Concer, deixará o controle do trecho após uma gestão marcada por críticas à qualidade dos serviços prestados, especialmente no que diz respeito à falta de manutenção, cobrança de tarifas consideradas elevadas e lentidão em obras prometidas.
A nova concessão, além da realocação do pedágio, promete investimentos robustos em infraestrutura, com foco em segurança viária, fluidez do tráfego e manutenção constante da BR-040. A expectativa é que a modernização do trecho impulsione a economia da região, especialmente cidades como Juiz de Fora, Matias Barbosa, Simão Pereira e Três Rios, todas diretamente impactadas pelo fluxo da rodovia.