Uma trabalho conjunto envolvendo o Gaeco, a Polícia Militar e outros órgãos de segurança resultou na prisão de 14 pessoas suspeitas de integrar o Comando Vermelho (CV) em Juiz de Fora e Bicas, nesta terça-feira (28). A ação, chamada de “Saracura”, tinha como objetivo desarticular a quadrilha responsável por tráfico de drogas, tortura e ameaças na região.
O grupo atuava principalmente nos bairros Retiro e Jardim Esperança, em JF, e no bairro Saracura, em Bicas, onde funcionava um laboratório para refino de drogas, incluindo pasta base de cocaína e maconha. Das 14 prisões, cinco ocorreram em Bicas, seis em JF, e três suspeitos já estavam detidos no sistema prisional.
Operação mobiliza grande efetivo policial
A ação contou com 150 policiais, 46 viaturas, um helicóptero e um cão farejador. Segundo a Polícia Militar, as investigações tiveram duração de aproximadamente um ano e visaram combater a interiorização do tráfico e enfraquecer as bases do Comando Vermelho na Zona da Mata.
Além do Gaeco e da Polícia Militar, a operação teve participação do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal, reforçando o trabalho integrado de órgãos de segurança para enfrentar o crime organizado na região.