Um portal a serviço de Juiz de Fora

23/10/2025
Maria Angélica
Compartilhar Matéria

Minas Gerais recebe novo medicamento para tratamento de câncer de mama pelo SUS

Remessa de 112 unidades do Trastuzumabe Entansina marca avanço no tratamento de pacientes com câncer de mama HER2-positivo no estado
medicamento minas gerais
Foto: Freepick

Minas Gerais passa a contar, a partir desta semana, com um importante reforço no tratamento de pacientes com câncer de mama. O estado vai receber 112 unidades do Trastuzumabe Entansina, medicamento recém-incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e indicado para o tipo HER2-positivo, uma das variantes mais agressivas da doença. A remessa faz parte do primeiro lote distribuído pelo Ministério da Saúde em todo o país, dentro das ações do Outubro Rosa.

O envio integra um investimento de R$ 159 milhões, destinado à compra de mais de 34 mil frascos-ampola. Ao todo, serão quatro entregas programadas até junho de 2026, com previsão de atender plenamente a demanda nacional. Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde será responsável por repassar o medicamento às unidades especializadas, conforme protocolos clínicos vigentes.

Medicamento representa avanço no cuidado oncológico

A nova medicação é indicada para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em estágios mais avançados. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento tem potencial para reduzir em até metade o índice de mortalidade entre pacientes com o tipo HER2-positivo.

Além dessa incorporação, o governo federal também avança na oferta de outros medicamentos de última geração, como os inibidores de ciclinas, abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe, usados no tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2-negativo. Uma portaria que permitirá a compra descentralizada desses tratamentos, com recursos da União, será publicada ainda neste mês, possibilitando que estados e municípios realizem as aquisições diretamente e acelerem o atendimento.

O Ministério da Saúde também ampliou a faixa etária para realização da mamografia no SUS. Agora, mulheres a partir dos 40 anos podem realizar o exame gratuitamente, mesmo sem sintomas aparentes. A medida busca fortalecer o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Também neste mês, o programa “Agora Tem Especialistas” iniciou o trabalho de 28 carretas que percorrem 20 estados oferecendo consultas, exames e atendimentos voltados à saúde da mulher. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera no sistema público e reforçar o cuidado com a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.
Proposta define punições para intervenções irregulares em imóveis públicos, privados e tombados
Categoria protesta contra editais com mudanças em critérios de contratação