Leilão da BR-040: A rodovia que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro — uma das mais movimentadas e simbólicas do país — está prestes a iniciar um novo capítulo. O trecho da BR-040, incluindo também parte da BR-495, acaba de ser arrematado em leilão pelo Consórcio Nova Estrada Real, que assumirá a concessão por 30 anos.
O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 14% na tarifa de pedágio, o maior entre os três concorrentes. A proposta superou as da EPR Participações (3,08%) e da Sacyr Concessões, que ofereceu apenas 1% de abatimento. O leilão foi realizado nesta quarta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo.
O que isso significa para quem passa por ali?
Na prática, a partir do início da concessão, a nova operadora será responsável por 218 quilômetros de estrada entre Minas e Rio. Isso inclui o trecho da BR-040 que vai de Juiz de Fora até a capital fluminense, além da BR-495, que liga Itaipava à serra de Petrópolis.
Além de manter e operar o trecho, o consórcio deverá investir R$ 8,84 bilhões em melhorias. Entre as obras mais aguardadas está a nova subida da Serra de Petrópolis, que deve finalmente aliviar o trânsito caótico da região, especialmente nos feriadões.
Uma estrada com peso histórico — e muitos desafios
Quem mora em Juiz de Fora, Petrópolis ou arredores conhece bem a importância da BR-040. Muito antes de ser rodovia federal, o trajeto já era conhecido como Estrada União e Indústria, inaugurada em 1861 por Dom Pedro II. Ela foi a primeira estrada pavimentada do Brasil, nos tempos de Washington Luís, e ligava o Rio ao que hoje é a Zona da Mata mineira — passando, é claro, por Juiz de Fora.
Com o tempo, virou corredor logístico e parte da ligação com Brasília. Mas também passou a acumular problemas: as curvas perigosas, o asfalto desgastado, os acidentes frequentes. Agora, com a nova concessão, a expectativa é de que tudo isso comece a mudar.
Com o Consórcio Nova Estrada Real, o que está previsto?
Além da obra na serra, o plano inclui:
- Recuperação do pavimento e sinalização
- Faixas adicionais em pontos críticos
- Monitoramento com câmeras e painéis eletrônicos
- Atendimento 24h a motoristas em pane ou acidente
A ideia, segundo o Ministério dos Transportes, é transformar a estrada num trajeto mais moderno, seguro e eficiente para quem circula entre Minas e o Rio.
Ainda não há uma data oficial para o início da operação, mas com o leilão concluído, o processo segue agora para formalização do contrato.