Um portal a serviço de Juiz de Fora

Compartilhar Matéria

Vereadores de JF propõem Lei Matheus Goldoni para reforçar segurança em boates e eventos

Lei Matheus Goldoni foi protocolada na Câmara Municipal de Juiz de Fora
Lei Matheus Goldoni foi protocolada na Câmara Municipal de Juiz de Fora (Foto: Arquivo Pessoal)

A Câmara Municipal de Juiz de Fora recebeu um projeto de lei que pretende estabelecer regras mais rigorosas para a contratação de seguranças em boates, casas noturnas e eventos na cidade. A proposta, de autoria dos vereadores Negro Bússola (PV) e Laiz Perrut (PT), tem como objetivo garantir que apenas profissionais qualificados atuem nesses espaços, aumentando a segurança dos frequentadores. Caso aprovada, será chamada de Lei Matheus Goldoni.

Segurança reforçada e fiscalização

De acordo com o texto, estabelecimentos que recebam mais de 100 pessoas serão obrigados a contratar seguranças com formação específica de vigilante, certificado pela Polícia Federal e com certidão negativa criminal. Além disso, será exigida a proporção de um profissional de segurança para cada 50 pessoas no ambiente.

Outra exigência do projeto é que os estabelecimentos mantenham câmeras de segurança com armazenamento de imagens por pelo menos 30 dias. O material deverá ser disponibilizado às autoridades em caso de investigações criminais, mediante ordem judicial.

A lei também determina que os seguranças contratados não possam sair do local durante o funcionamento do evento para resolver questões externas dos frequentadores. Problemas de entrada, saída ou consumo deverão ser solucionados pelos gerentes das casas noturnas.

Multas e penalidades severas

O descumprimento das regras estabelecidas no projeto de lei pode resultar em multas pesadas, a partir de R$ 50 mil, podendo dobrar em caso de reincidência. Além disso, os estabelecimentos que violarem repetidamente a norma podem ter o alvará de funcionamento cassado.

O texto também inclui na regulamentação os organizadores de eventos itinerantes, como festas e shows, mesmo que não sejam proprietários dos espaços onde as atrações ocorrem.

Lei Matheus Goldoni

A proposta recebeu o nome de Lei Matheus Goldoni em homenagem a uma vítima de violência em eventos noturnos. Segundo os autores, a medida busca coibir agressões e garantir um ambiente mais seguro para quem frequenta essas casas de entretenimento em Juiz de Fora.

O projeto ainda será discutido na Câmara Municipal e, caso aprovado, entrará em vigor 90 dias após sua publicação. Neste link, é possível acompanhar o andamento da Lei Matheus Goldoni.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Confira as atrações do primeiro dia de Festa Country 2025 e o horário dos shows.
Com o material coletado nesta segunda fase, delegada Bianca Mondaini não descarta uma terceira fase da Operação Ouro de Tolo
Idosa foi socorrida pelo SAMU, mas morreu ao dar entrada no HPS
Exibição de curtas no CCBM será gratuita. Produções são feitas por cineastas juiz-foranos.
Confira os horários e programação de Lilo & Stitch, que estreou nos cinemas de Juiz de Fora.

– propaganda –