A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) abriu nesta terça-feira (12) o período de inscrições para os Cursos Populares para Concursos (CPC), iniciativa voltada à preparação gratuita de estudantes e trabalhadores que desejam ingressar no ensino superior ou disputar vagas em concursos públicos. O cadastro pode ser feito até o dia 28 de novembro, exclusivamente pelo site da PJF.
Voltado à formação acadêmica e profissional, o programa oferece turmas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o processo seletivo do IF Sudeste MG – Campus JF, além de cursos para concursos públicos e idiomas estrangeiros.
Cursos Populares terão turmas nos três turnos
As aulas começam no dia 2 de fevereiro de 2026, na sede do CPC, localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 230, no Centro. As atividades serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, com horários que variam entre 7h30 e 22h.
A relação de selecionados será divulgada no portal da Prefeitura em 5 de janeiro de 2026. Já o período de matrícula ocorrerá entre 5 e 15 de janeiro.
Mais de 700 vagas distribuídas em diferentes eixos
O programa disponibiliza mais de 700 vagas gratuitas, divididas entre as seguintes modalidades:
- Enem: 70 vagas pela manhã e 100 à noite.
- Pism UFJF: 50 vagas para o Pism 1, 30 para o Pism 2 e 20 para o Pism 3.
- IF Sudeste MG: 50 vagas pela manhã e 50 à tarde.
- Concursos públicos: 50 vagas pela manhã e 100 à noite.
- Idiomas (Inglês e Espanhol): 100 vagas pela manhã e 100 à noite, igualmente distribuídas.
De acordo com a Secretaria de Educação, as turmas do Pism respeitam a continuidade dos alunos que já frequentam etapas anteriores, o que define a quantidade de novas vagas disponíveis.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.