O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, completa hoje 75 anos. A data é simbólica pois, segundo as regras da Igreja Católica, o arcebispo torna-se emérito a partir dessa idade.
Em julho, Dom Gil entregou, de forma simbólica, a carta de renúncia ao Papa Leão XIV, durante encontro entre eles, na cidade do Vaticano
O arcebispo pediu ao Papa que sua sucessão não se prolongue, considerando seus problemas de saúde. “O Papa foi muito acolhedor e disse que, assim que possível, dará encaminhamento ao pedido, como de praxe”, disse na ocasião o arcebispo juiz-forano.
Pelos regulamentos canônicos, a renúncia formal de Dom Gil ainda será enviada à Nunciatura em breve.
Cotados para suceder Dom Gil Antônio Moreira como Arcebispo de Juiz de Fora
- Dom Roberto José da Silva: Bispo da Diocese de Janaúba.
- Dom Édson Oriolo: Bispo da Diocese de Leopoldina.
- Dom Nelson Francelino Pereira: Bispo da Diocese de Valença.
- Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa: Bispo da Diocese de Colatina.
- Dom Walter Jorge. Bispo da Diocese de União da Vitória.
Quem é Dom Gil Antônio Moreira?
Dom Gil nasceu em Itapecerica-MG foi bispo auxiliar de São Paulo e Bispo de Jundiaí, antes de vir para Juiz de Fora.
É Mestre em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Fez cursos de especialização para Formador em Toluca e em Viamão. Como Professor, lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia e Sacramento da Penitência.
Por vários anos, ensinou também Português, Literatura e Desenho Geométrico em escolas de ensino fundamental e médio. Entre os anos 1997 e 1999, foi Subsecretário-Geral da CNBB, em Brasília, ao lado de Dom Raymundo Damasceno Assis, Secretário-Geral.