Um portal a serviço de Juiz de Fora

27/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Casos de Sarampo confirmados em Minas Gerais ascendem alerta na população

Casos de sarampo acendem alerta em Minas Gerais; baixa vacinação preocupa autoridades
sarampo alerta minas gerais
Imagem: Freepik.

Dois casos suspeitos de sarampo em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, voltaram a ligar o sinal de alerta para a circulação do vírus em Minas Gerais. As meninas, ambas com menos de 4 anos, não possuem registro vacinal e seguem em acompanhamento pela rede municipal de saúde.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) já apontou resultado positivo preliminar para sarampo, mas a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ainda aguarda uma contraprova para confirmar oficialmente os primeiros casos da doença em 2025 no estado.

Casos de Sarampo em Minas aponta baixa cobertura vacinal

A preocupação cresce diante da baixa cobertura vacinal. Em Uberlândia, 89,41% das crianças receberam a primeira dose da tríplice viral, mas a segunda dose está em apenas 82,26% — abaixo da meta nacional de 95% definida pelo Ministério da Saúde. Esse cenário favorece a criação de “bolsões” de pessoas suscetíveis e o risco de novos surtos.

Por isso, a prefeitura intensificou ações como bloqueio vacinal, busca ativa de crianças com doses atrasadas e orientações domiciliares. Segundo a SES-MG, todas as medidas de vigilância, monitoramento e investigação já estão em andamento.

O vírus do sarampo é altamente contagioso, transmitido pelo ar por meio da fala, tosse e espirros. Entre os sintomas estão:
• febre alta acima de 38,5°C
• manchas vermelhas que começam no rosto e se espalham pelo corpo
• tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar intenso

Minas não tinha transmissão interna registrada desde 2020, quando 22 casos foram confirmados. Em 2024, houve apenas um caso importado após viagem internacional.

As autoridades reforçam que a vacina é a única proteção eficaz. Crianças devem receber duas doses — aos 12 e 15 meses — e adultos até 59 anos sem esquema completo devem se imunizar. Quem não encontra a caderneta ou não sabe se tomou a vacina pode e deve se vacinar novamente, sem risco.

O recado é claro: manter a vacinação em dia é fundamental para proteger não só nossas crianças, mas toda a comunidade. Siga o Folha JF para atualizações sobre saúde e prevenção em Minas Gerais.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Mais de 238 mil juiz-foranos estão com o nome sujo no Serasa, somando R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.