Um portal a serviço de Juiz de Fora

Compartilhar Matéria

Câmara de Juiz de Fora aprova que agressor de animais deve pagar pelo resgate e tratamento veterinário

As despesas cobertas incluem atendimento de emergência, internações, exames, medicamentos e procedimentos cirúrgicos, entre outros custos comprovados por notas fiscais e recibos
Agressor de animais terá que pagar pelo tratamento, diz texto aprovado pela Câmara de Juiz de Fora
Texto foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (Foto: Divulgação / CMJF)

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, nesta sexta-feira (24/10), um projeto de lei que obriga autores de maus-tratos contra animais a arcarem com todas as despesas veterinárias relacionadas ao resgate, tratamento e recuperação dos bichos. A proposta é de autoria do vereador Vitinho (PSB) e segue agora para sanção ou veto da prefeita Margarida Salomão (PT).

O texto determina que o agressor deverá ressarcir tanto serviços públicos veterinários quanto clínicas conveniadas, além de organizações de proteção animal que prestem atendimento. O valor poderá ser cobrado administrativamente ou judicialmente, e, em caso de não pagamento, o débito será inscrito em dívida ativa do município.

Medida busca responsabilizar financeiramente agressor de animais em Juiz de Fora

As despesas cobertas incluem atendimento de emergência, internações, exames, medicamentos e procedimentos cirúrgicos, entre outros custos comprovados por notas fiscais e recibos. A medida busca responsabilizar financeiramente quem pratica maus-tratos e reforçar a proteção animal em Juiz de Fora.

O projeto também prevê que o ressarcimento não substitui outras penalidades civis, administrativas ou criminais já previstas na legislação. A proposta faz parte de um conjunto de ações voltadas ao combate à violência contra animais e à promoção do bem-estar animal no município.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Mais de 238 mil juiz-foranos estão com o nome sujo no Serasa, somando R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.