O Mercado Cultural AICE entra em nova fase a partir de 17 de julho com a estreia do FestivAICE – o Festival de Inverno do espaço cultural promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa.
Com uma programação intensa até o fim do mês, o evento promete aquecer os dias frios da cidade com arte, música, teatro, cinema e literatura, reforçando o papel do AICE como novo polo da cultura juiz-forana.
A abertura será na quinta-feira (17), às 19h, com a exposição “gerAções II”, na Galeria Nívea Bracher, acompanhada por apresentação musical de Gustavo Duarte. No mesmo dia, o Auditório do AICE recebe o Coral da UFJF e o Coro Municipal, às 20h. O festival, que segue até 31 de julho, é um desdobramento do sucesso da primeira fase do projeto, que entre abril e junho atraiu mais de 21 mil pessoas em 73 eventos.

Teatro, música e cinema local ganham espaço no FestivAICE do Mercado Cultural AICE
A programação traz destaques como o espetáculo Benze, em cartaz nos dias 18 (sexta) e 20 (domingo), sempre às 20h e 17h, respectivamente. No dia 24, o grupo Makamba apresenta o show “Dança e Musicalidade: Conectando Raízes”, às 20h, misturando sons e movimentos afro-brasileiros. Já nos dias 25 e 27, o palco será ocupado pela peça Um homem célebre, inspirada na obra de Machado de Assis.
A literatura também marca presença no dia 22, com o lançamento do livro Tudo que é bom acaba rápido, de Miguel Worcman e José Santos. Em seguida, acontece uma mostra com nove curtas-metragens produzidos em Juiz de Fora entre os anos 1980 e 2010. Outro destaque é o evento “Hoje é dia de RAP”, no dia 23, reunindo talentos da cena local.
Cinema homenageia José Sette
O encerramento do mês inclui ainda uma homenagem ao cineasta José Sette, com exibição dos filmes Janela do Caos (2000) e Quebranto (2018), no dia 29. Em 30 de julho, o rapper BRK Mallone lança seu novo álbum, e no dia 31, o coral Àkórin, o Coral da Cesama e o Coral Pró-Música encerram o festival em um espetáculo coletivo.
Espaço plural e democrático
Com entrada gratuita em todas as atividades, o FestivAICE celebra a ocupação criativa do Mercado Cultural AICE, que vem se consolidando como um espaço democrático para todas as linguagens artísticas. A Funalfa também adiantou que vai lançar, nos próximos dias, o processo de cessão de pauta para artistas, ampliando as oportunidades de participação da comunidade na agenda cultural do local.
Mais do que um festival, o FestivAICE é um convite para viver o inverno de Juiz de Fora com arte, encontros e afeto coletivo. A programação completa pode ser conferida no site (clique aqui) e nas redes da Prefeitura.