A juiz-forana Angélica de Souza Garcia, de 29 anos, abriu uma vaquinha online para arrecadar recursos para o tratamento contra o câncer de mama, que foi descoberto em setembro de 2024. A doença da Angélica Garcia é uma forma muito agressiva, chamada de triplo negativo. Por causa disso, precisou passar por cirurgias e retirou as duas mamas, além de fazer quimioterapia.
No entanto, com a proximidade da finalização das sessões de quimioterapia, Angélica precisa do medicamento chamado pembrolizumabe. No entanto, não conseguiu o remédio pelo SUS, através do Governo de Minas.
Com a negativa do serviço público, Angélica buscou a iniciativa primada. No entanto, o custo do tratamento, no entanto, é altíssimo. Cada frasco de 100 mg do medicamento custa quase R$ 21 mil na rede privada. Como são necessários dois frascos a cada 21 dias, durante 17 ciclos, o valor total da terapia chega a quase R$ 700 mil.
Por causa do alto valor, Angélica abriu uma vaquinha para arrecadar parte do valor e iniciar o tratamento imunoterápico.
Sem resposta do governo durante feriado
O Folha JF entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para saber por que o medicamento não foi liberado até o momento. No entanto, a pasta informou que, devido ao feriado prolongado, só irá responder oficialmente a partir da próxima segunda-feira (05/05).
Como ajudar a Angélica Garcia?
A campanha solidária está disponível na internet, e quem quiser contribuir pode doar qualquer valor. As contribuições podem ser feitas através do link da vaquinha (clique aqui), ou através do PIX souzaangel598@gmail.com