A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou oficialmente o edital para a contratação das obras de conclusão do novo Hospital Universitário (HU-UFJF). O projeto, que começou em 2012 e estava paralisado, agora ganha fôlego com investimento de R$ 234 milhões, garantidos pelo Novo PAC, e prazo de execução de 36 meses.
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, celebrou o momento:
“Tivemos que fazer todo um estudo em relação às obras paralisadas, além de repensar com as novas necessidades. Estamos felizes de chegar neste momento. É um prazo muito importante, do sonho de toda uma região, que é um novo Hospital Universitário”, afirmou.
Ele destacou ainda o novo papel do hospital para a saúde pública:
“Precisou que repensássemos o papel do HU para o SUS, a longo prazo, além do ensino e pesquisa da UFJF.”.
Sobre o novo Hospital Universitário
O novo HU será uma referência em atendimento de alta complexidade para Juiz de Fora e toda a região, que abrange cerca de 2 milhões de habitantes. Com 13 andares e 38 mil metros quadrados de área construída, a unidade contará com:
- 377 leitos (sendo 310 operacionais e 67 complementares)
- 25 leitos neonatais
- 25 leitos obstétricos
- 102 leitos clínicos
- 73 para internação cirúrgica
- 25 pediátricos
- 40 de UTI adulto
- 10 de UTI pediátrico
- 10 leitos de Transplante de Medula Óssea (TMO)
Além disso, terá 10 salas cirúrgicas, Centro de Diagnóstico por Imagem completo, agência transfusional e pronto-atendimento (PA) adulto, pediátrico e obstétrico, com portas abertas para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).
O governo de Minas Gerais também anunciou um aporte de R$ 88,2 milhões para a compra de equipamentos, que será realizado junto à Ebserh.
Segundo o superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo:
“Começou a ser construído em 2012, projeto atual em normas sanitárias e inovador. Será um marco na assistência da saúde em JF, agora ampliando o acesso, contribuindo para redução de fila em todas as áreas. Fizemos um trabalho de acolhimento de demandas e, fundamental, será um hospital de ensino moderno que vai impactar positivamente a formação de todos os alunos e residentes da UFJF. Possibilidade de aumento nas vagas de residentes, para melhoria do SUS.”
O projeto passou por uma revisão de segurança, sem comprometer o que já foi construído.
A deputada federal Ana Pimentel destacou o impacto do novo hospital:
“HU é fundamental para JF e região. Nós teremos o maior hospital público de uma região que atende 2 milhões de pessoas. JF que já é uma referência em saúde, esse HU será essencial para assistência e pesquisa. Desenvolvimento de novas tecnologias. O desenho das políticas públicas, relacionando educação e saúde, dará um novo desenvolvimento pra região.”
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, também comemorou:
“O novo HU é muito mais diversificado do que temos pactuado. Toda a área de saúde da mulher, do parto da mulher ao atendimento obstétrico, é muito novo. Hoje, essas demandas vão para outros hospitais. UTI neonatal é uma excelente notícia para atendimento em saúde da cidade e região.”
Com o novo Hospital Universitário, Juiz de Fora reafirma sua posição como referência em saúde e educação no Brasil, prometendo um salto significativo na qualidade da assistência à população e na formação de profissionais da área.