O Ministério Público de Minas Gerais apresentou denúncia contra 10 investigados no caso Sebastião Felipe, que apura a morte do caminhoneiro, que foi espancado no dia 23 de março, nas imediações da boate Madeira‘s, no bairro Aeroporto, em Juiz de Fora. A promotoria sustenta que o crime foi praticado por ação direta de seis denunciados e por omissão de outros quatro, entre eles o dono do estabelecimento e seus funcionários de segurança.
Na denúncia assinada pelo promotor Tiago Masson, o MP narra que Sebastião Felipe e Itamar Júnior iniciaram uma discussão dentro da boate. A vítima tentou fugir do local, sendo perseguida por Yago, também denunciado.
De acordo com o MP, Sebastião tentou pular um muro para se esconder, mas não conseguiu. Na sequência, Lucas Toledo chegou ao local em um carro branco. Segundo a denúncia, os dois tentaram colocar a vítima no porta-malas. Durante essa tentativa, Lucas teria dito que jogaria o corpo de Sebastião Felipe na BR.
Na sequência, outros envolvidos chegaram: Itamar, Yhan, Ricardo, além do dono do Madeiras, Victor, e três funcionários da boate: João Pedro, João Carlos e Rafael.
Segundo o Ministério Público, Itamar, Yhan e Ricardo chutaram Sebastião Felipe já caído e sem chances de se defender.
A denúncia ainda aponta que Fabiano, outro envolvido, passou com a caminhonete Ranger sobre o corpo da vítima, contribuindo para a brutalidade do crime. Após as agressões, o grupo deixou o local sem prestar socorro à vítima — alguns, inclusive, retornaram à boate.
O MP afirma que, ao se omitirem, o dono do Madeiras e os três seguranças causaram o mesmo efeito de quem matou. Por isso, foram denunciados por homicídio na modalidade omissão. Já Itamar, Yhan, Yago, Ricardo, Lucas e Fabiano responderão por homicídio qualificado na modalidade ação direta.
De todos os dez denunciados, apenas Yago e Lucas estão em liberdade. Os demais permanecem presos preventivamente.
Caso Sebastião Felipe: Veja os denunciados por homicídio na modalidade ação
- Itamar Bisaggio Júnior
- Lucas Dias Nascimento Toledo
- Yago Natã Delibero de Carvalho
- Yhan Damas Galvão
- Ricardo Venturini Matozinhos Matos
- Fabiano Marques Lima
Caso Sebastião Felipe: Veja os denunciados por homicídio na modalidade omissão
- Victor Oliveira Assis Moreira
- João Pedro Lopes da Silva Souto
- João Carlos de Oliveira
- Rafael Jefferson de Souza Venâncio
MP pede indenização à família de Sebastião Felipe
Além das denúncias criminais, o Ministério Público solicitou que os acusados paguem R$ 300 mil de indenização à família da vítima, a título de danos morais.
O caso agora está nas mãos da Justiça, que deverá decidir se aceita ou não a denúncia. Enquanto isso, o inquérito da Polícia Civil sobre o caso Sebastião Felipe ainda está em andamento, sem data para o fim das investigações.
A defesa dos investigados ainda não se manifestou oficialmente. O espaço segue aberto para posicionamento.