No dia 21 de março, Juiz de Fora será palco da VI Conferência para a Promoção da Igualdade Racial, evento que trará debates fundamentais sobre democracia, reparação e justiça racial. A abertura oficial da VI Conferência da Igualdade Racial acontece às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, e contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
A prefeita Margarida Salomão comporá a mesa de abertura ao lado da ministra, da Secretária Especial da Igualdade Racial de Juiz de Fora (Seir), Giane Elisa Sales de Almeida, e da presidenta do Conselho Municipal para Promoção da Igualdade Racial (Compir-JF), Sandra Maria de Jesus. O evento é uma realização da PJF, através da Seir e do Compir, em parceria com a sociedade civil.
- Leia também: Pilares da Democracia: Juiz de Fora homenageia vereadores cassados pela ditadura militar
VI Conferência da Igualdade Racial traz tema importante a Juiz de Fora
O tema deste ano na VI Conferência da Igualdade Racial, “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, propõe reflexões sobre os desafios estruturais do racismo no Brasil e estratégias para redução das desigualdades raciais. A Mesa Magna contará ainda com o professor Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, da UFRJ, e o Secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, Martvs Chagas, sob a mediação da secretária Giane Elisa.
A programação segue no dia 22 de março, com a plenária na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar), das 7h30 às 13h. O evento abordará três grandes eixos temáticos: Democracia, Justiça Racial e Reparação, divididos em subeixos que tratarão da participação negra nos espaços de poder, políticas de saúde da população negra, segurança pública e enfrentamento ao racismo religioso.
A VI Conferência para a Promoção da Igualdade Racial terá intérpretes de Libras para garantir acessibilidade ao público. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3690-7352 ou pelo e-mail secdaigualdaderacial@gmail.com.