Nesta segunda (14), ocorreu a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Juiz de Fora. A próxima reunião será na segunda quinzena de agosto. Nestes próximos 30 dias, os vereadores estarão no recesso parlamentar. Nas discussões de junho e julho, nada da Tarifa Zero. Pelo menos, nas Tribunas, porque nos bastidores, o Projeto de Lei enviado pela prefeita Margarida Salomão (PT) acendeu debates entre os parlamentares.
No entanto, oficialmente, o projeto praticamente não andou. Ele já está travado na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que é presidida pelo vereador Pardal (União), líder do governo na Câmara. O parlamentar pediu que a Prefeitura apresentasse o impacto econômico-financeiro da proposta. Esse pedido chegou na PJF no dia 2 de julho. Até agora, nenhuma resposta do Executivo foi protocolada no sistema da Câmara.
Enquanto isso, prefeita Margarida segue articulando a Tarifa Zero
Sem isso, a Tarifa Zero não anda. Enquanto a Câmara aguarda o envio do impacto financeiro, para que o tema seja deliberado para as demais comissões, o governo Margarida se reúne em busca de articulação para tornar a medida menos indigesta aos empresários, que, pelo texto enviado, vão pagar a conta da passagem gratuita em toda Juiz de Fora.
Por isso, a expectativa é que durante o recesso parlamentar, as discussões da Tarifa Zero fiquem apenas nos bastidores, com o assunto voltando à pauta com o retorno dos vereadores às tribunas.