Um portal a serviço de Juiz de Fora

16/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Fiscalização encontra bebidas com suspeita de irregularidades no São Mateus, em Juiz de Fora

Mais bebidas são recolhidas na Operação Salus. Dessa vez, distribuidora no São Mateus tinha produtos com suspeita de irregularidades.
Fiscalização Prefeitura Operação Salus Bebidas Juiz de Fora.
Imagem: Divulgação/PJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), identificou diversos produtos com suspeita de irregularidades durante a Operação Salus, realizada nesta quarta-feira (15).

A ação integra uma mobilização nacional que busca coibir a adulteração e a comercialização irregular de bebidas alcoólicas em todo o país.

Fiscalização da PJF encontrou irregularidades em distribuidora de bebidas no São Mateus

A fiscalização ocorreu em uma distribuidora localizada na Rua Dr. Romualdo, onde foram encontradas 38 garrafas de rum e licores em situação irregular. Entre os produtos apreendidos estavam marcas como The Kraken Black Spiced Rum, Brugal Rum Dominicano, Frangelico Liqueur, Mezcal Lajita, Tolon-Tolon (Peche Merengada, Whisky and Cream e Chocolate Cream), Borghetti Licor de Café e Sheridan’s Licor.

Operação Salus Juiz de Fora Bebidas
Operação Salus vem fiscalizando irregularidades de bebidas em Juiz de Fora desde a semana passada. Imagem: Divulgação/PJF

De acordo com a Sedupp, as principais irregularidades observadas foram ausência do selo de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e falta de informações em português nos rótulos, o que fere as normas de comercialização e impede a rastreabilidade da origem das bebidas. O estabelecimento foi notificado e terá 24 horas para apresentar as notas fiscais dos produtos.

A Operação Salus é coordenada nacionalmente pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), com apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), e envolve a atuação conjunta de órgãos municipais, estaduais e federais.

Em Juiz de Fora, a iniciativa conta com a participação da Sedupp, Procon, Vigilância Sanitária, Demlurb e Guarda Municipal, reforçando o compromisso da Prefeitura em garantir a segurança e a saúde da população por meio do combate à comercialização de bebidas fora dos padrões legais e sanitários.

A Prefeitura reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo WhatsApp (32) 3690-7984. Até o momento, não há registros de casos de intoxicação por metanol em Minas Gerais, segundo o Ministério da Saúde.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Segundo a Polícia Militar, quando os policiais chegaram no local, idoso estava com o zíper aberto e o cinto afrouxado
Justiça concedeu liminar proibindo que se tenha manifestação sobre a línha férrea em toda extensão de Juiz de Fora
Atividades promovidas pela Seir destacam cultura afro-brasileira e acontecem em diferentes espaços da cidade
Justiça de Minas Gerais torna réu homem acusado de matar a namorada trans em Belo Horizonte. Ele responderá por feminicídio qualificado.
IGAM emitiu alerta válido até as 10h de domingo, 09. Tempestade com ventos de até 100 km/h poderá atingir Juiz de Fora.