Um forte vendaval acompanhado de chuva intensa e queda de granizo atingiu a cidade de Leopoldina na tarde desta terça-feira (4), provocando diversos estragos em áreas urbanas e rurais.
O fenômeno começou por volta das 14h40, causando queda de árvores, postes e telhados, além de danificar estruturas metálicas e interromper o fornecimento de energia elétrica e internet em cerca de 70% do município.

Como foi o vendaval em Leopoldina?
Durante a tempestade, um acidente entre um carro e uma motocicleta foi registrado após a queda de uma árvore sobre a rodovia. O motociclista sofreu escoriações e lesões generalizadas e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital pelo SAMU. As rodovias BR-116 e MG-120 ficaram parcialmente interditadas, e pelo menos 11 ruas foram bloqueadas por árvores e destroços.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e dos setores de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura atuaram em conjunto durante todo o dia para minimizar os impactos. A concessionária Energisa também mobilizou dezenas de funcionários e veículos para o restabelecimento da rede elétrica, que foi totalmente restabelecida às 23h45.

Segundo o balanço da Defesa Civil, nove pessoas estão desalojadas, sendo dois adultos e sete crianças, e permanecem sob acompanhamento dos órgãos municipais. As equipes seguem em campo realizando vistorias preventivas e corte de árvores, além de atender a novos chamados da população.
O serviço de internet ainda apresenta instabilidade devido à queda de cabos. Em cidades próximas, como Cataguases, também houve registros de chuvas e ventos fortes, porém com menor intensidade em comparação a Leopoldina.