Um portal a serviço de Juiz de Fora

11/03/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Suspensão da Voepass afeta Juiz de Fora; Saiba como pedir reembolso das viagens

A ANAC suspendeu os voos da Voepass em todo do Brasil, afetando passageiros de Juiz de Fora. Agência informou como clientes devem pedir reembolso das viagens
Voos da Voepass foram suspensos pela ANAC. Medida afeta Juiz de Fora. ANAC divulgou como pedir reembolso à empresa
ANAC divulgou como clientes afetados podem pedir reembolso à Voepass. Voos de Juiz de Fora para São Paulo foram cancelados com decisão (Foto: Divulgação / Voepass)

Nesta terça-feira (11/3) pela manhã, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou a suspensão das atividades da Voepass – meses após a queda do avião da companhia que deixou 62 mortos no interior de São Paulo.

Segundo a ANAC, a suspensão se dá por falta de segurança. E que o retorno das atividades da empresa está vinculada diretamente “a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes”, informou a ANAC em nota.

A Voepass opera em Juiz de Fora. É a responsável por voos daqui para Guarulhos e Congonhas. Com a decisão da ANAC, esses voos estão suspensos.

Como conseguir o reembolso nas passagens da Voepass?

  • Procurar a Voepass e pedir o reembolso da viagem
  • Caso sua passagem tenha sido comprada por agência de viagem, buscar a empresa para conseguir reembolso ou reacomodação em outras companhias.

Posicionamento da ANAC na íntegra

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, em caráter cautelar, a partir desta terça-feira, 11 de março, as operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos.

Os passageiros que foram atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass deverão procurar a empresa ou agência de viagem responsável pela venda do bilhete para efeito de reembolso ou reacomodação em outras companhias.

A Voepass conta atualmente com seis aeronaves. A operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.

A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela Agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.

Com a ocorrência do acidente aéreo no dia 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP), houve a implantação de uma operação assistida de fiscalização da Anac nas instalações da Voepass. Servidores da Agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias para a garantia do nível adequado de segurança das operações.

Em outubro de 2024, foram exigidas pela Anac medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades.

No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência.

Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela Agência nas ações de vigilância e fiscalização anteriores e a falta de efetividade do plano de ações corretivas. Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea.

Dessa forma, a Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes.

Nota da Voepass sobre a suspensão

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.

A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.

Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.

Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400 – que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Festa Country 2025 entra no segundo dia neste sábado (24) com João Gomes, Zé Neto & Cristiano e muito mais – veja por que vale chegar cedo.
Confira as atrações do primeiro dia de Festa Country 2025 e o horário dos shows.
Com o material coletado nesta segunda fase, delegada Bianca Mondaini não descarta uma terceira fase da Operação Ouro de Tolo
Idosa foi socorrida pelo SAMU, mas morreu ao dar entrada no HPS

– propaganda –