Um portal a serviço de Juiz de Fora

Compartilhar Matéria

Câmara de Juiz de Fora aprova lei que obriga publicação de atas de conferências municipais

Proposta da vereadora Letícia Delgado (PT) garante mais transparência e fortalecimento do controle social na cidade
Câmara de Juiz de Fora aprova lei que obriga publicação de atas de conferências municipais
Proposta é da vereadora Letícia Delgado (PT) (Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Juiz de Fora)

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na última sexta-feira (26/09), uma lei que obriga a divulgação, no site oficial da Prefeitura, das atas de deliberações de todas as conferências municipais, assim como informações complementares relacionadas aos encontros.

A medida, de autoria da vereadora Letícia Delgado (PT), tem como objetivo ampliar a transparência dos processos de participação popular e garantir que a sociedade tenha acesso às propostas aprovadas, aos delegados eleitos e aos detalhes das conferências.

De acordo com a legislação, deverão ser publicados:

  • A íntegra da ata final com todas as propostas aprovadas;
  • A lista completa dos delegados eleitos, com nome, segmento representado e instância de representação (municipal, estadual ou nacional);
  • A data, o local e o conselho ou órgão responsável pela realização da conferência.

Vereadora defende que publicação das atas de conferências municipais aumenta transparência do município

A vereadora destacou, na justificativa do projeto, que a participação popular depende diretamente da transparência.

“As conferências municipais constituem instrumentos fundamentais de participação popular na formulação e aprimoramento das políticas públicas locais. No entanto, a efetividade desses encontros está diretamente relacionada à transparência de seus resultados e à possibilidade de acompanhamento pela sociedade.”

Ela lembrou ainda que, muitas vezes, a população de Juiz de Fora desconhece o que é decidido nesses espaços de debate.

“Infelizmente, ainda é comum que grande parte da população desconheça as propostas deliberadas nas conferências, bem como os nomes dos delegados eleitos para representá-la nas etapas seguintes. Essa falta de publicidade compromete os princípios democráticos e enfraquece o controle social.”

Segundo Letícia Delgado, a iniciativa também representa um avanço na preservação da memória política e no acompanhamento das ações da gestão pública.

“A ampla divulgação digital dessas informações promove um ambiente mais transparente, acessível e democrático. Ao mesmo tempo, facilita o acesso de conselhos municipais, órgãos de fiscalização, pesquisadores e da própria população às deliberações, criando também uma base de memória histórica essencial para avaliações futuras e planejamento de políticas públicas mais eficazes.”

A nova lei determina que as informações fiquem em seção específica no portal oficial da Prefeitura, com acesso simplificado ao público. O Executivo será responsável por definir os prazos e procedimentos de publicação, observando o princípio da transparência e o interesse público.

O texto agora vai para a sanção ou veto da prefeita Margarida Salomão.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Segundo a Polícia Militar, filha de 5 anos viu o crime. Ela não se feriu
Peça infantil “De Onde Vem o Dinheiro?” será apresentada gratuitamente em Juiz de Fora nos dias 17 e 18 de outubro
Estudantes e professores cobram cumprimento da LDB e afirmam que Juiz de Fora descumpre lei ao não oferecer o componente curricular nas escolas públicas
No dia da multivacinação, neste sábado, 18, todas as UBSs ficarão abertas em Juiz de Fora até 17h.
Mais de 1,3 mil torcedores acompanharam a vitória do Galo Carijó — marca supera qualquer jogo desde a final do Interior de 2018, e reflete o reencontro da torcida com o time juiz-forano

– propaganda –