A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou, nesta sexta-feira (25/04), a entrega de mais de 13 mil cartões do Passe Livre Estudantil para instituições de ensino da rede pública. A distribuição segue na próxima semana e contempla todos os estudantes que tiveram o benefício aprovado. As credenciais serão entregues diretamente nas escolas, cursos técnicos e faculdades.
O processo começou após o cadastramento dos alunos da rede pública ser realizado por meio de um formulário online no site da PJF. Segundo a administração municipal, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) analisaram em tempo recorde os dados e documentos enviados pelos estudantes.
Essa primeira etapa de entrega contempla apenas uma parte dos cadastros deferidos. A Prefeitura informou que outras inscrições estão em avaliação, bem como já está em produção o cartão para outros nomes já aprovados.
Como pegar o cartão do Passe Livre Estudantil?
A SMU continuará a distribuição dos cartões até a próxima segunda-feira, 28 de abril. Após essa data, as próprias instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal serão responsáveis pela entrega das credenciais aos alunos, que garantem a gratuidade no transporte coletivo urbano para o deslocamento entre residência e local de estudo.
Os estudantes e responsáveis já podem verificar se o cadastro foi aprovado e se o cartão está disponível para retirada. A lista com os contemplados também pode ser conferida neste link.
Em caso de dúvidas sobre o Passe Livre Estudantil, os estudantes podem entrar em contato pelo telefone (32) 2104-8531 ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do DIGA.
Regras do Passe Livre Estudantil
O decreto que instituiu o Passe Livre Estudanil prevê que os estudantes receberão duas passagens por dia letivo, sendo possível solicitar quatro passagens diárias caso o trajeto exija. O benefício não será cumulativo e deverá ser utilizado exclusivamente para deslocamento entre a residência e a instituição de ensino.
Além disso, a regulamentação determina que os estudantes deverão realizar o cadastramento de biometria facial para garantir a segurança do uso do passe. Até o dia 31 de agosto de 2025, será permitido utilizar o benefício sem a biometria.
Tem direito ao Passe Livre Estudantil:
- Alunos de instituições públicas de ensino da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos) no Município de Juiz de Fora;
- Alunos dos Cursos Populares para Concursos vinculados à Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora;
- Alunos de instituições públicas de ensino da educação profissional e tecnológica no Município de Juiz de Fora;
- Alunos de instituições públicas de ensino superior no Município de Juiz de Fora.