Juiz de Fora está prestes a reviver um dos momentos mais marcantes de sua história de luta e visibilidade LGBTQIA+. Após dez anos fora das ruas, a Parada do Orgulho LGBT+ volta em grande estilo no próximo dia 23 de agosto de 2025, ocupando novamente a Avenida Rio Branco com cores, música, afeto e resistência.
De acordo com a organização, a concentração será no Largo do Riachuelo (Praça Clodesmidt Riani) às 12h. A Parada se inicia às 14h, com previsão de chegar ao Parque Halfeld, às 17h. Ao mesmo tempo, estará ocorrendo a Rainbow Fest Brasil, na Praça Antônio Carlos. Segundo a organização, após a Parada, a festa continua na PAC.
“A Parada é uma organização coletiva, com vários setores participando da construção. Por isso, estamos com muita expectativa, inclusive no turismo, com a rede hoteleira sendo ocupada na sua totalidade”, disse Oswaldo Braga, um dos organizadores do evento.
A 14ª edição do evento chega com força total, resgatando a memória de um movimento que já reuniu mais de 120 mil pessoas em sua edição de 2006. Este retorno não é apenas um reencontro com o público, mas um grito coletivo pela dignidade e pelos direitos da população LGBT+, em especial das pessoas mais velhas que construíram essa trajetória.
Como será o Rainbow Fest Brasil com a Parada do Orgulho LGBT+
Com o tema “Envelhecer LGBT+ – Respeite a nossa História!”, a Parada de 2025 presta uma homenagem ao ativista Marco Trajano, que, ao lado de seu marido Oswaldo Braga, esteve à frente da organização por anos. Marco, falecido em 2021, foi uma das vozes mais firmes na defesa da valorização e do respeito às vivências LGBT+ na maturidade. Sua trajetória será reverenciada como símbolo de luta, memória e continuidade.
Segundo a organização, a intenção da retormada da Parada do Orgulho LGBT+ é mostrar que Juiz de Fora é uma cidade histórica para o Movimento LGBTQIAPN+ desde a Lei Rosa, primeira legislação municipal que buscou a igualdade e direitos para a Comunidade.
Programação do Rainbow Fest divulgada
Em coletiva realizada no Mercado Cultural AICE, no Mercado Municipal, nesta terça-feira (08/07), também foi divulgada a progração da Rainbow Fest Brasil 2025
- 19/08 – Cinema Comentado, no Mercado Municipal
- 20/08 – Peça de teatro no Teatro Pascoal Carlos Magno
- 21/08 – Evento músical com presença de DJs e drags no Mercado Municipal
- 22/08 – Mesa Polícia com participação da deputada federal Duda Salabert (PDT)
- 22 e 23/08 – Festa na Praça Antônio Carlos até às 23h
Durante a programação, haverá distribuição de preservativos, autoteste de HIV, medição de glicose e entrega de kit bucal. O evento terá transmissão ao vivo YouTube. O evento terá patrocínio master da MRS. Além disso, há recursos de emendas parlamentares das vereadores Laiz Perrut (PT) e Cida Oliveira (PT), da deputada federal Ana Pimentel (PT) e da ex-vereadora Tallia Sobral (PSOL).
“A Prefeitura de Juiz de Fora está integrada com o evento e toda a segurança foi acertada com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e demais órgãos. Esperamos que ocorra tudo bem, pois estamos empolgados com esse evento maravilhoso”, disse Rogério de Freitas, Superintendente da Funalfa.
Segundo a Associação de Travestis, Transgêneres e Transsexuais de Juiz de Fora (ASTRA), o retorno da Parada do Orgulho LGBT+ teve importante participação do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBTQI.
“O que o Conselho fez na construção de direitos e políticas, na construção de todos os movimentos e coletivos LGBTs de Juiz de Fora. Foi a partir do Conselho que a gente conseguiu ter um envolvimento maior e entender essa coletividade e levar adiante”, disse Sol Mourão, presidente da Astra.
Baile do Manifesto será no final de agosto
Na mesma coletiva, também foi informada a progamação do Baile do Manifesto, que em 2025, irá falar sobre o funk e a periferia, com foco no protagonismo das pessoas vindas das comunidades de Juiz de Fora. A anfitriã do evento será a MC Xuxu.
O Baile do Manifesto ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, das 14 às 22h. “Estão sendo convocados todas as instâncias de segurança, como Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, etc, para criar uma estratégia inteligente que garanta a segurança de todos”, disse Braga.