O Ministério Público e a Polícia Militar deflagraram nesta terça (21) a Operação Hércules X, que tem como objetivo desarticular a atuação de facções ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira. Ao todo, estão sendo cumpridos 58 mandados judiciais em Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco, Ubá, Viçosa, Rodeiro e no estado do Rio de Janeiro.
Entre as determinações estão 19 mandados de prisão temporária, cinco de internação de adolescentes e 32 de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e a apreensão de veículos e dinheiro usados em atividades criminosas. Até o momento, cerca de 20 pessoas foram presas, e foram apreendidos 15 veículos, drogas, munições e eletrônicos.
Operação visa conter expansão da facção na Zona da Mata
A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e busca conter o avanço do tráfico de drogas, armas e homicídios na região. Segundo as investigações, criminosos presos no Rio de Janeiro vinham coordenando a expansão da facção em Minas Gerais, inclusive com a criação de “tribunais do crime” para punir integrantes que descumprissem regras internas.
Cerca de 100 policiais militares, civis e penais, além de membros dos Gaecos de Minas e do Rio de Janeiro, participam da ação. O MPMG destacou que a operação faz parte de um esforço conjunto para enfraquecer a estrutura do crime organizado e garantir mais segurança nas cidades da região.