Um portal a serviço de Juiz de Fora

01/04/2025
Anderson
Compartilhar Matéria

Novo Mercado Municipal de Juiz de Fora: Quando abre e o que saber

Confira tudo o que você precisa saber sobre a reinauguração do Mercado Municipal de Juiz de Fora.
novo mercado municipal juiz de fora 2025
Imagem: Divulgação.

Juiz de Fora está prestes a viver um momento histórico com a reinauguração do seu icônico Mercado Municipal, marcada para o dia 10 de abril.

Após passar por sua maior reforma desde que foi instalado em 1904, o espaço ressurge como um dos grandes símbolos da cultura e da identidade mineira, reunindo gastronomia, arte, tradição e inovação em um só lugar — bem no coração da cidade.

Localizado ao lado da Praça Presidente Antônio Carlos, o novo mercado chega como parte das comemorações dos 100 dias do segundo mandato da prefeita Margarida Salomão, e integra o projeto de revitalização do Centro Histórico. Com uma arquitetura moderna, mas que respeita a essência do antigo prédio, o espaço foi requalificado para oferecer uma experiência completa a moradores e visitantes.

Gastronomia, cultura e tradição reunidas

Mais do que um centro de compras, o novo Mercado Municipal de Juiz de Fora será um verdadeiro polo turístico e cultural. Com mais de 30 permissionários, entre veteranos e novos empreendedores, o local vai abrigar restaurantes, bares, hortifrutis, peixarias, lojas de produtos regionais, como queijos, doces, charcutarias e cervejas artesanais.

A proposta é valorizar a produção local e artesanal, conectando pequenos produtores diretamente ao público e oferecendo uma vitrine permanente para o melhor da culinária mineira. O espaço também contará com uma agenda cultural agitada, com música ao vivo, feiras temáticas e eventos especiais.

Mercado Municipal de Juiz de Fora 2025
Imagem: Divulgação.

Arte no centro da cidade

O novo Mercado Municipal de Juiz de Fora será também um equipamento cultural gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Um dos destaques será a galeria de arte, que vai abrigar exposições regulares de artistas locais, além de um núcleo audiovisual inédito na cidade, com exibições de filmes, documentários, debates e palestras.

“A gente está criando um espaço que representa o passado, o presente e o futuro de Juiz de Fora. Um lugar onde a cidade se reconhece e se reinventa”, declarou a prefeita Margarida Salomão.

Patrimônio histórico e potencial turístico com o novo Mercado Municipal de Juiz de Fora

Com uma trajetória marcada por episódios como incêndios e períodos de decadência — incluindo o grave incêndio de 1991 — o mercado renasce como símbolo de resiliência e valorização do patrimônio histórico. Segundo o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, a expectativa é de que o espaço se torne um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais.

“O novo mercado vai reafirmar Juiz de Fora como um destino cultural e gastronômico. Vai atrair turistas e também movimentar a economia criativa local, com oportunidades para artesãos, artistas e pequenos empreendedores”, destacou.

A abertura no dia 10 de abril do novo Mercado Municipal de Juiz de Fora marca não só a entrega de um novo equipamento urbano, mas também a renovação de um símbolo da cidade, agora preparado para ser vivenciado com todos os sentidos. Um espaço de encontros, memórias e sabores — pronto para escrever um novo capítulo na história de Juiz de Fora.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Confira as atrações do primeiro dia de Festa Country 2025 e o horário dos shows.
Com o material coletado nesta segunda fase, delegada Bianca Mondaini não descarta uma terceira fase da Operação Ouro de Tolo
Idosa foi socorrida pelo SAMU, mas morreu ao dar entrada no HPS
Exibição de curtas no CCBM será gratuita. Produções são feitas por cineastas juiz-foranos.
Confira os horários e programação de Lilo & Stitch, que estreou nos cinemas de Juiz de Fora.

– propaganda –