Um portal a serviço de Juiz de Fora

25/06/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Nikolas Ferreira lidera pesquisa para Governo de Minas; Veja cenários

Deputado do PL aparece na frente em todos os cenários; no 2º turno, vence Cleitinho e Aécio com folga
Pesquisa para Governo de Minas é liderada por Nikolas Ferreira
Nikolas Ferreira (PL) lidera todos os cenários para Governo de Minas, em 2026 (Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados)

Em nova pesquisa para Governo de Minas, em 2026, realizada pelo Instituto Futura Inteligência, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) aparece como líder isolado em todos os cenários testados. O levantamento foi feito entre os dias 22 de maio e 5 de junho, com 1.200 entrevistas por telefone (CATI). A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

No primeiro turno, Nikolas lidera os três cenários testados:

  • Cenário 1: Nikolas (27,2%), seguido por Cleitinho (17,9%), Aécio Neves (11,6%) e Alexandre Kalil (7,7%).
  • Cenário 2: Nikolas (29,6%), Cleitinho (21,4%), Marília Campos (11,0%) e Rodrigo Pacheco (8,5%).
  • Cenário 3: Nikolas sobe para 39,7%, seguido por Marília (11,8%), Kalil (11,6%) e Pacheco (11,0%).

Pesquisa para Governo de Minas aponta vitória de Nikolas no 2º turno

No segundo turno, Nikolas vence com folga os dois adversários testados. Contra Cleitinho, o placar é de 36,2% a 31,3%, com 25,8% de brancos ou nulos. Já contra Aécio Neves, Nikolas abre vantagem de mais de 20 pontos: 47,8% a 26,0%.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Folha JF (@folhajf)

Contexto político dos nomes testados

Nikolas Ferreira foi o deputado federal mais votado da história do Brasil em 2022 e ganhou ainda mais projeção nacional após protagonizar a “crise do PIX”. Um vídeo seu nas redes sociais questionando a fiscalização do sistema pela Receita Federal teve mais de 300 milhões de visualizações e forçou o Ministério da Fazenda a recuar na medida.

Outro nome de destaque é o senador Cleitinho (Republicanos), que aparece bem posicionado na pesquisa. Ele alia forte presença digital a pautas conservadoras, mas também defende causas que agradam a setores progressistas, como o fim da jornada 6×1 para trabalhadores.

Apesar das investigações envolvendo seu nome, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) mantém uma base fiel de eleitores e registra dois dígitos nas simulações. Já o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), desponta como possível nome apoiado pelo presidente Lula, mas ainda não empolga o eleitorado.

A prefeita reeleita de Contagem, Marília Campos (PT), aparece em todos os cenários testados, embora tenha declarado publicamente que não pretende disputar o Palácio Tiradentes. Ainda assim, seu nome ajuda a medir a força petista em Minas.

Outros nomes testados incluem o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD), o ex-prefeito de BH Alexandre Kalil, que perdeu a eleição de 2022, e o atual vice-governador Mateus Simões (NOVO), que deve assumir o governo em 2026, quando Romeu Zema deve se desincompatibilizar para disputar a Presidência ou vice-presidência.

A pesquisa também mostra alto índice de indecisos e brancos/nulos, o que evidencia que o cenário ainda está indefinido e sujeito a mudanças conforme os candidatos confirmem suas pré-candidaturas.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Pré-candidato ao Governo de Minas se reuniu com a prefeita Margarida Salomão e o vice Marcelo Detoni
Confira como ficará o trânsito com a Corrida da Fogueira 2025 que acontece nesse sábado, 19 de julho.
Governador Romeu Zema critica decisão do STF contra Bolsonaro e classifica medida como “ato absurdo de perseguição política”.

– propaganda –