O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), da UFJF, foi eleito o museu brasileiro mais influente do mundo na edição 2025 da MuseumWeek. Pela terceira vez consecutiva, a instituição lidera entre os museus do Brasil e subiu 16 posições no ranking global, ocupando agora o 28º lugar. O destaque reforça a relevância do trabalho cultural desenvolvido em Juiz de Fora.
A conquista acontece no ano em que o museu celebra duas décadas de existência. “São 20 anos de dedicação, crescimento e transformação”, afirmou o superintendente Aloisio Castro. Segundo ele, o reconhecimento reafirma o compromisso da UFJF com a democratização da cultura e com o acesso ao acervo do poeta Murilo Mendes.
Resultado é fruto do engajamento digital do Museu de Arte Murilo Mendes
O resultado é fruto do alto engajamento digital gerado durante o evento — com dados analisados pela plataforma Talkwalker — e de conteúdos que abordaram o museu como espaço de encontro e reflexão. Um dos destaques foi um vídeo com a pesquisadora espanhola Glòria José, que emocionou o público ao comentar a simbologia do Cometa Halley em obras do acervo.
Desde 2019, o MAMM participa da MuseumWeek com ações que aproximam arte, ciência e sociedade. Para o superintendente, levar o acervo ao ambiente digital amplia o acesso à cultura.
“Ao ocuparmos também o ambiente digital com conteúdos como estes, contribuímos para a democratização do conhecimento e ampliamos o alcance dos nossos acervos e ações. É uma reafirmação do compromisso dos museus universitários em promover uma mediação entre pesquisa, cultura e sociedade”, finalizou o superintendente.