Moradores dos condomínios Alto Marilândia e Garden da Inter 1, localizados na região do Marilândia, em Juiz de Fora, continuam enfrentando dificuldades relacionadas ao abastecimento de água potável. De acordo com relatos enviados ao Folha JF, desde o final de 2023, o fornecimento tem sido irregular, com casos frequentes de interrupções e, em alguns dias, areia sendo encontrada na água que chega às residências.
A situação afeta diretamente cerca de 800 pessoas que vivem nos dois condomínios. Segundo os relatos, o problema teve início após um incidente na Estação de Tratamento de Água São Pedro, que é responsável por abastecer a região. Na ocasião, segundo apuração do Folha JF, houve um rompimento de uma laje do fundo de um dos filtros da estação. Com isso, parte do material filtrante, composto por leito simples de areia, foi depositado na caixa de partida da estação e acabou sendo direcionado para a rede de distribuição.
Com a areia misturada à água, o entupimento das tubulações passou a ser frequente, o que contribui para a falta d’água nos apartamentos. A situação tem gerado transtornos diários para as famílias, que relatam dificuldade até para realizar atividades básicas, como cozinhar, tomar banho e lavar roupas.
Cesama informa que está tomando medidas para resolver problema no Marilândia
Em nota enviada ao Folha JF, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) confirmou que a origem do problema está relacionada ao rompimento da estrutura na estação São Pedro. A empresa afirmou que tomou providências técnicas para minimizar os impactos aos moradores.
“A Cesama informa que realizou visitas técnicas nos condomínios e aplicou o procedimento operacional padrão da companhia para garantir a correta passagem de água. Foram instaladas novas descargas na rede local que, acionadas periodicamente, minimizam a possibilidade de acúmulo de eventuais resíduos na rede de distribuição. A companhia segue monitorando o sistema que atende aos dois condomínios”, comunicou.