A atividade econômica dos micro e pequenos negócios cresce em Minas Gerais, segundo dados do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), divulgado pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. O estado registrou 100,38 pontos no índice em março, o que representa um aumento de 2,85% em relação a fevereiro deste ano. Já na comparação com março de 2024, o avanço foi de 0,70%.
O crescimento, segundo a SumUP, tem relação direta com os feriados, em especial o Carnaval.
“O estado de Minas foi influenciado positivamente pelo Carnaval. A folia fez o resultado de março deste ano ser maior do que o registrado no mês imediatamente anterior. Além disso, em 2024, o Carnaval foi em fevereiro. Ou seja, em 2025, o feriado contribuiu para que as vendas de março fossem melhores que as registradas em 2024”, explicou a economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina, Lilian Parola, ao Folha JF
Entenda indicador que mostrou que micro e pequenos negócios cresce em Minas Gerais
O ISM é um indicador que avalia a movimentação econômica dos empreendedores da base da pirâmide, especialmente os que atuam como microempreendedores individuais (MEIs), trabalhadores informais e pequenos comerciantes. O índice é calculado com base em metodologia econométrica que leva em conta fatores como sazonalidade, características demográficas de cada estado e a participação no PIB nacional. O volume de vendas processadas pela SumUp também compõe a fórmula.