A prefeita Margarida Salomão assinou nesta quinta-feira (17/4) a ata de criação da EMTEC (Empresa Municipal de Tecnologia de Juiz de Fora), que será responsável por toda a área de tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura. A nova empresa é uma subsidiária da EMPAV, funcionando como um braço técnico especializado da administração municipal.
Segundo informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a criação da EMTEC não acarretará em novos gastos públicos, uma vez que todos os servidores da área de tecnologia já atuam na estrutura da Prefeitura e serão apenas transferidos para compor o corpo técnico da nova empresa.
A previsão é de que a EMTEC inicie suas atividades no dia 1º de maio, já com CNPJ constituído e funcionamento em um prédio no Centro da cidade.
“Cumprindo aquilo que foi votado pela Câmara Municipal, nós estamos criando a Emtec, que vai, daqui por diante, tratar de todos os nossos assuntos relativos às tecnologias de informação e comunicação. Com isso, a cidade terá um governo muito mais contemporâneo, e nós não temos dúvida de que os nossos processos administrativos serão também muito mais seguros e mais transparentes”, destacou a prefeita Margarida Salomão.
PJF quer que EMTEC se comunique com setor privado
Além de concentrar os serviços tecnológicos da Prefeitura, a proposta também inclui fortalecer o corpo técnico da administração municipal por meio da troca de experiências com outros profissionais do setor. A intenção, segundo fontes ouvidas pelo Folha JF, é que a EMTEC atue como um polo de conhecimento, inovação e discussão sobre tecnologia no setor público, atuando na criação de políticas públicas para o setor.
Com essa iniciativa, a Prefeitura pretende modernizar seus serviços e aproximar-se de soluções tecnológicas mais eficientes, integradas e adaptadas à realidade municipal. A EMTEC também poderá participar de projetos e parcerias voltadas para inovação no setor público, atuando como vetor de transformação digital em Juiz de Fora.
A expectativa é que a centralização da área de TI em uma empresa especializada contribua para mais agilidade na implementação de sistemas, segurança da informação e desenvolvimento de soluções próprias.