Um portal a serviço de Juiz de Fora

Compartilhar Matéria

Câmara promulga lei que prevê ajuda financeira para morador em situação de rua deixar Juiz de Fora

O programa prevê o custeio do transporte, auxílio na emissão de documentos, acompanhamento social e até o transporte de animais de estimação
Foi promulgada lei que prevê ajuda financeira à população em situação de rua em Juiz de Fora
Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Juiz de Fora

Foi promulgada nesta terça-feira (28/10) a Lei nº 15.223/2025, que cria o programa “De Volta para Minha Terra” em Juiz de Fora. A nova norma prevê ajuda financeira à pessoas em situação de vulnerabilidade social que desejem retornar à sua cidade de origem, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O programa prevê o custeio do transporte, auxílio na emissão de documentos, acompanhamento social e até o transporte de animais de estimação. O benefício será concedido apenas uma vez por pessoa, mediante comprovação de vulnerabilidade e vínculo com o município de destino.

A coordenação do programa ficará a cargo de um órgão do Executivo, responsável pela análise dos pedidos e criação de uma plataforma de atendimento. A iniciativa é de autoria da vereadora Roberta Lopes (PL) e foi promulgada pelo presidente da Câmara, José Márcio Garotinho (PDT), após derrubada de veto.

Lei que prevê ajuda financeira para morador em situação de rua tinha sido vetada por Margarida

O projeto havia sido vetado integralmente pela prefeita Margarida Salomão, em 18 de setembro, sob alegação de inconstitucionalidade e vício de iniciativa, por criar obrigações ao Executivo. A prefeita também apontou impacto financeiro sem previsão orçamentária, mas o Legislativo rejeitou o veto e confirmou a aprovação do programa.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Mais de 238 mil juiz-foranos estão com o nome sujo no Serasa, somando R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.