A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesta segunda-feira (22/09) a implementação do Programa Lixo Zero em suas edificações e unidades de atendimento. A iniciativa, coordenada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), prevê adesivação e separação das lixeiras já existentes, mapeamento de novos pontos de descarte e orientação a servidores sobre práticas corretas de coleta seletiva.
Durante a apresentação do projeto, realizada no auditório da PJF, a prefeita Margarida Salomão destacou a relevância da ação.
“Isso é muito importante, que nós tenhamos esse tipo de entendimento entre os poderes para realizar uma grande mudança na cidade. É uma virada de chave! Uma mudança que merece ser celebrada junto à chegada da Primavera”, afirmou.
A chefe do Executivo também ressaltou o papel de exemplo do poder público.
“Vamos fazer isso dando exemplo, pois se você acha uma iniciativa bacana, nós temos que começar de casa, da Prefeitura. Estamos dando um grande passo à vida”, completou Margarida.
Segundo a diretora do Demlurb, Franciane Pavão, a adesão dos órgãos municipais foi essencial para o início da proposta.
“Foi muito importante termos sido bem recebidos em cada Secretaria. Afinal, precisamos entender que nós somos responsáveis pelos resíduos que produzimos e que este programa depende do engajamento coletivo”, disse.
Na primeira etapa, mais de 60 pontos já foram atendidos em diferentes regiões da cidade, incluindo prédios das Secretarias e Departamentos, unidades do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Mercado Municipal, Museu Ferroviário e Parque da Lajinha. A meta é expandir o programa nos próximos meses para escolas, unidades básicas de saúde, além de espaços de cultura, esporte e lazer.
Próximas ações do Programa Lixo Zero
- Palestras e workshops com empresas privadas e associações de catadores licenciados pelo Demlurb (até abril);
- Instalação de ponto de entrega voluntária de recicláveis na Praça Antônio Carlos;
- Novas lixeiras sustentáveis confeccionadas pela Paraibuna Embalagens;
- Reuniões periódicas com servidores públicos para reforço da conscientização ambiental.
Além disso, a partir desta terça-feira (23), de 9h às 17h, entra em funcionamento o “Diskomplique o Lixo Zero”, canal de atendimento pelo número (32) 98466-4842, voltado para esclarecer dúvidas da população sobre coleta seletiva e o funcionamento do programa.