Juiz de Fora apresentou avanços nos indicadores de saúde, educação e emprego e renda, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última semana. Os dados, correspondem ao ano de 2023. Apesar da melhora nas três áreas avaliadas pelo estudo, Juiz de Fora ainda está longe do topo nos rankings estadual e nacional.
O que é o IFDM?
A Firjan — Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro — avalia anualmente o desempenho dos municípios brasileiros com base em três pilares: educação, saúde e emprego e renda. Os índices são avaliados entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor.
Na educação, a nota do município passou de 0,64 para 0,67. Ainda assim, Juiz de Fora ficou apenas na 354ª posição entre os 853 municípios de Minas Gerais.
Já na saúde, a nota também avançou, de 0,62 para 0,67, mas a cidade figura em 300º lugar no estado. O destaque positivo ficou com o emprego e renda, em que Juiz de Fora subiu de 0,85 para 0,87, atingindo a 58ª colocação estadual.
A nota geral do município chegou a 0,73, contra 0,70 no ano anterior, classificando JF como uma cidade de “desenvolvimento moderado”, segundo os parâmetros da Firjan. Para ser considerada de desenvolvimento alto, a nota precisa estar entre 0,8 e 1. Para acessar todo o estudo, clique aqui.
No ranking total, JF ocupa a 89ª colocação entre as cidades de Minas Gerais e está na 847ª posição nacional.