A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e três secretarias mudam de sede em Juiz de Fora e passarão a funcionar em um novo endereço. A nova sede será na Avenida Rio Branco, 3.520, em um casarão histórico que já abrigou a TV Diversa. Além da Funalfa, também serão transferidas para o local a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento e a Secretaria de Agricultura.
A mudança representa uma reestruturação administrativa significativa na cidade. O imóvel, que pertence à Associação Propagadora Esdeva, terá um custo mensal de R$ 60 mil para os cofres públicos. O espaço conta com 6 mil metros quadrados de terreno e 13 mil metros quadrados de área construída, além de 30 vagas de garagem. Recentemente, o prédio passou por reformas e deve acomodar aproximadamente 300 servidores municipais. A mudança foi publicada nos Atos de Governo.
Mudança da Funalfa teve disputa interna entre secretários e benção de Margarida
Uma das principais mudanças envolve a saída da Funalfa do Paço Municipal, onde funcionava há anos. A decisão foi tomada após um embate interno entre a Funalfa e a Secretaria Especial da Igualdade Racial. A atual secretária da pasta, Giane Elisa, que anteriormente comandava a Funalfa, conseguiu garantir a permanência de sua secretaria no Paço Municipal. Com isso, a Funalfa foi deslocada para o imóvel no bairro Altos dos Passos.
Internamente, a medida não caiu bem entre os funcionários e a classe artítica, já que a Funalfa, no coração de Juiz de Fora, tinha um simbolismo, mostrando que a cultura é importa no município.
Secretarias mudam de sede em Juiz de Fora com objetivo de melhorar atendimento
Oficialmente, a Prefeitura de Juiz de Fora não fala a respeito da mudança. Mas, o Folha JF apurou que o objetivo é que o novo espaço dê mais autonomia para as pastas e melhore o atendimento realizado por cada uma delas.
O novo imóvel é grande, com espaço para que cada secretaria possa trabalhar e atender as pessoas que busquem os serviços realizados pelas pastas. Além disso, o fato de o imóvel ser central e ter passado recentemente por uma reforma corroboraram na escolha.