Um portal a serviço de Juiz de Fora

31/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Festival Primeiro Plano 2025: Abertura e Tudo Sobre

Festival Primeiro Plano 2025 começa em Juiz de Fora com programação gratuita e foco em novos talentos
Primeiro Plano Juiz de Fora
Imagem: Divulgação.

A 24ª edição do Festival de Cinema Primeiro Plano começa oficialmente na próxima segunda-feira (3 de novembro), em Juiz de Fora, mas o clima de cinema já toma conta da cidade a partir de hoje, (31), com exibições especiais e mostras temáticas que antecipam o evento.

Antes da abertura oficial, o público poderá conferir a “Sessão Lanterninha”, voltada ao público infantojuvenil, e a Mostra SACI, dedicada a filmes de terror. Ambas as atividades são gratuitas e acontecerão no Moinho, na Praça CEU e no Mercado Cultural AICE, reunindo curtas-metragens de diferentes partes do país.

Sessão Lanterninha e Mostra SACI abrem o clima do festival

A partir das 14h, o Moinho recebe a Sessão Lanterninha, voltada ao público infantojuvenil, com cinco curtas de diferentes regiões do país, como Minha Querida Bruxinha (RS), A Mensagem na Garrafa (RJ) e Medo de Cachorro (RN). Às 20h, o espaço apresenta a Mostra SACI – Especial de Terror, com oito produções de suspense e horror, incluindo o juiz-forano Agarra, de Clara Estolano.

Na Praça CEU, a Sessão Lanterninha será exibida às 15h, e a Mostra SACI às 19h, com a mesma seleção de curtas.
As sessões são gratuitas, com classificação livre para a Lanterninha e 16 anos para a Mostra SACI.

Como será a abertura oficial do Festival Primeiro Plano na segunda-feira?

A cerimônia de abertura do Festival Primeiro Plano 2025 acontece na segunda-feira (3), às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. Após a solenidade, serão exibidos quatro curtas, incluindo “Onde os anos passaram”, dirigido por Felipe Brum, vencedor do Primeiro Incentivo Primeiro Plano 2024. Com o prêmio, o cineasta recebeu recursos e apoio técnico para desenvolver o novo trabalho.

Após as sessões, o público poderá participar da tradicional agenda noturna de integração no Café Muzik, ponto de encontro de realizadores, produtores e amantes do cinema.

Mostras competitivas e programação até sábado

A partir de terça-feira (4), o festival segue com sessões temáticas diárias no Teatro Paschoal Carlos Magno, sempre às 14h, 16h e 18h30, incluindo a Mostra Competitiva Regional, a Mostra Competitiva Mercocidades e o longa-metragem “Criadas”, de Carol Rodrigues, que será exibido às 21h.

O evento se encerra no sábado (8), com a premiação dos filmes vencedores às 20h30, celebrando produções independentes e novos talentos da Zona da Mata, do Brasil e de países do Mercosul.

Muito além da exibição de filmes

O Primeiro Plano 2025 vai além das telas: a programação inclui oficinas, debates e encontros com realizadores, além de atividades em bares e casas noturnas de Juiz de Fora, fortalecendo o diálogo entre o público e a cena audiovisual regional.

Realizado com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o festival reafirma seu compromisso com a formação de novos olhares e com o acesso democrático à arte.

A programação completa está disponível no site primeiroplano.art.br.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Saiba mais sobre a mostra “Um olhar sobre a Cultura Oriental II”, de Kelmer Júnior, que chega no Forum da Cultura.
Evento em Roma discutiu os desafios do Estado de Direito na Amazônia
Polícia Militar armou uma blitz para prenderem suspeitos, que não revelaram qual o destinarário da arma
PCMG detalhou a prisão dos suspeitos na morte de motorista de aplicativo em Barbacena.
Chegada do Papai Noel marca início do Natal no Independência Shopping neste sábado (8).