O PT em Juiz de Fora seguirá no comando de Fabiana Rabelo, ligada à corrente da prefeita Margarida Salomão, a Democracia Socialista (DS). Em votação realizada neste domingo (13/07), Fabiana recebeu 688 votos, dos 1018 petistas filiados que foram votar, na Câmara Municipal. O novo mandato vai até 2029.
Fabiana bateu as candidaturas de Priscilla Chandretti – ligada ao deputado estadual Betão e que recebeu 248 votos – e Ariovan Martins, que recebeu 34 votos.
Reeleição de Fabiana Rabelo mostra força da prefeita Margarida Salomão
A eleição para o PT em Juiz de Fora demonstra a força política do grupo da prefeita Margarida, o que indica os cenários para as eleições de 2026 e 2028. Para 2026, a projeção é que a prefeita aposte na dobradinha Cidinha Louzada/Ana Pimentel, para deputada estadual e federal, respectivamente. Além disso, indica que o grupo de Margarida fará a escolha da sucessão da prefeita, nas eleições municipais de 2028. Além disso, 3 dos 4 vereadores do PT, Laiz Perrut, Letícia Delgado e Juraci Scheffer, apoiaram Fabiana. Cida Oliveira apoiou Priscilla.
Vale ressaltar que segue indefinido o próprio futuro de Margarida. O nome da prefeita, que tem ótima circulação no PT nacional, tem sido apontado como eventual candidata a uma chapa no Governo de Minas (como vice) e também ao Senado. Durante a campanha eleitoral, Margarida garantiu que ficaria no cargo até o final do mandato.
Além da eleição de Fabiana, o PT definiu a composição do Diretório e da Executiva Municipal. O diretório, composto por 22 membros, terá 11 do grupo da Margarida, 5 do grupo do deputado Betão, 5 ligados aos militantes Maycon Chagas e Dandara Felícia e 1 ligado ao ex-vereador Wanderson Castelar. Já na Executiva, de 6 nomes, 3 são do grupo da prefeita, 2 do grupo do Betão e 1 do grupo de Maycon e Dandara. Os nomes que vão compor o diretório e executiva serão definidos pelos próprios grupos.
Derrota na eleição municipal gera dor de cabeça em grupo de Betão
A derrota na eleição municipal se tornou um problema para o deputado estadual Betão. Apesar de, oficialmente, ser um aliado de primeira hora da prefeita Margarida, internamente há um embate entre os grupos políticos. Em 2022, não houve “fogo amigo” nas eleições parlamentares. Betão caminhou ao lado de Ana Pimentel como candidatos do PT em Juiz de Fora e ambos foram eleitos.
No entanto, para 2026, o cenário se torna mais complicado para Betão. Com a possível candidatura de Cidinha Louzada, há um temor de que Betão perca parte do eleitorado em Juiz de Fora. E também acirra uma possível disputa interna para 2028, já que o nome do sindicalista sempre é apontado como um possível candidato do partido à Prefeitura.
Ainda nesta segunda (14/07) deve sair o resultado da eleição estadual, em que o juiz-forano Juanito Vieira – ligado à Betão – concorre à presidência estadual. No PT Nacional, Edinho Silva foi eleito e conduzirá o partido até 2029.