Neste sábado, 25 de outubro, o Mercado Municipal de Juiz de Fora será tomado por histórias, cores e muita imaginação. Das 9h às 18h, o espaço recebe a 1ª edição do evento “Era uma vez… um livro”, um festival gratuito em homenagem ao mês das crianças, com foco na literatura infantil e em atividades culturais para toda a família.
O evento contará com livrarias e expositores de diferentes segmentos, além de uma ampla programação cultural gratuita, que inclui contação de histórias, oficinas, dança e lançamentos literários. A proposta é incentivar o contato das crianças com o universo da leitura desde cedo, estimulando criatividade, empatia, raciocínio, imaginação e desenvolvimento cognitivo.
Incentivo à literatura infantil e ao hábito da leitura
Segundo os organizadores, a ideia é abrir um canal de acesso à cultura, promovendo um ambiente em que os pequenos possam vivenciar a literatura infantil de forma lúdica e divertida, despertando o interesse pelos livros ainda antes da alfabetização.
Ao longo do dia, o público poderá conferir diversas atrações. A programação começa às 9h30, com a coreografia “Chinesas”, inspirada no filme Mulan, apresentada pelo Studio Vivian Mockdece. Às 11h, acontece o Sarau “Borboletando: borboletas em palavras”, com Cynthia Hosken. Já às 12h, o destaque é a oficina de bijuterias, conduzida pela equipe da Adornare. À 13h, será realizado o lançamento do livro “Determinismo e liberdade em Kant”, de Avani Fátima Gorne.
As contações de histórias ficam por conta de Marisa Timponi, com “A Menina Rara”, às 14h, e de Mi Cardoso, com “O aniversário do Coelhinho Esperto”, às 15h. Em seguida, às 16h, Camila Pavam apresenta a palestra “A culpa não é sua: descubra como melhorar a alimentação do seu filho”. Encerrando o evento, às 17h, o público confere uma apresentação de dança de salão com o Balliamo Espaço de Dança.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.