Um portal a serviço de Juiz de Fora

22/04/2025
Anderson
Compartilhar Matéria

Juiz de Fora inaugura Central de Libras no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Para celebrar: Juiz de Fora está inaugurando uma Central de Libras no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
central de libras juiz de fora
Imagem: Freepik

Na próxima quinta-feira, 24 de abril, Juiz de Fora dará um passo histórico rumo à inclusão e à acessibilidade: será inaugurada oficialmente a Central de Libras, um espaço voltado para garantir a comunicação entre pessoas surdas, com deficiência auditiva, surdocegas e ouvintes. A cerimônia acontece às 10h30, marcando simbolicamente o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Localizada no 7º andar do edifício na Rua Halfeld, 450 – Centro, a Central será administrada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).

O atendimento será feito por agendamento, podendo ser solicitado presencialmente, por WhatsApp e telefone (32 3690-7352) — inclusive por familiares ouvintes — ou ainda via e-mail, pelo endereço centraldelibras@pjf.mg.gov.br.

Central de Libras: um serviço fundamental para quebrar barreiras

A principal função da Central de Libras é mediar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio de intérpretes qualificados em Libras-Português. A proposta é eliminar barreiras linguísticas em diferentes contextos da vida pública e cotidiana, facilitando atendimentos em áreas como saúde, educação, justiça e serviços bancários.

“Mais do que um espaço físico, a Central de Libras representa uma conquista simbólica para a comunidade surda de Juiz de Fora”, destaca Biel Rocha, Secretário Especial de Direitos Humanos. “No Dia Nacional da Libras, não estamos apenas comemorando uma data — estamos materializando um sonho. Essa Central é fruto da luta incansável da Associação dos Surdos de Juiz de Fora e de tantos que defendem a inclusão com o lema: Nada sobre nós sem nós.”

Parceria tripartite viabiliza a iniciativa

A Central de Libras é resultado de uma união de esforços entre os governos municipal, estadual e federal. A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu o mobiliário, equipamentos de informática e um veículo; o Estado disponibilizou duas intérpretes de Libras e o município ficou responsável pelo espaço físico, motorista e a divulgação do serviço.

Uma demanda histórica

De acordo com Rita Petronilho, gerente do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da SEDH e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a criação da Central atende a uma reivindicação antiga da comunidade surda da cidade, construída com intensa participação da Associação dos Surdos de Juiz de Fora.

“O novo serviço permitirá que os tradutores intérpretes estejam cada vez mais próximos da comunidade surda, garantindo mais autonomia e acesso pleno aos serviços públicos. É uma medida concreta que vai colaborar com o rompimento de barreiras nos mais diversos setores da sociedade”, afirma Rita.

A inauguração da Central de Libras é mais um marco no fortalecimento das políticas públicas de inclusão em Juiz de Fora, e um convite para que a cidade siga se transformando em um espaço onde todas as vozes — faladas ou sinalizadas — sejam plenamente ouvidas.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Confira as atrações do primeiro dia de Festa Country 2025 e o horário dos shows.
Com o material coletado nesta segunda fase, delegada Bianca Mondaini não descarta uma terceira fase da Operação Ouro de Tolo
Idosa foi socorrida pelo SAMU, mas morreu ao dar entrada no HPS
Exibição de curtas no CCBM será gratuita. Produções são feitas por cineastas juiz-foranos.
Confira os horários e programação de Lilo & Stitch, que estreou nos cinemas de Juiz de Fora.

– propaganda –