A Prefeitura de Juiz de Fora deu início nesta segunda-feira, 7 de abril, à nova Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade durante a semana, a partir das 9h, e aos sábados, das 8h às 11h.
A expectativa é alcançar o maior número possível de pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A ação tem como objetivo proteger contra os principais vírus da gripe que circulam no país e evitar complicações mais graves da doença, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Além disso, a vacina ajuda a reduzir os sintomas gripais que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Quem pode se vacinar na Campanha de Vacinação contra a Gripe em Juiz de Fora?
A campanha abrange diversos públicos, e a Prefeitura reforça que todos devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS ou certidão de nascimento, além da caderneta de vacinação. Confira os grupos elegíveis:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da saúde (inclusive trabalhadores de apoio e estudantes em atividade nos serviços de saúde)
- Trabalhadores dos Correios
- Professores de instituições públicas e privadas de todos os níveis de ensino
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Documentação necessária
Para garantir a vacinação, é obrigatório apresentar documentos que comprovem o pertencimento ao grupo prioritário. No caso dos profissionais de saúde, por exemplo, é necessário apresentar comprovação de vínculo ativo em instituições de saúde, seja em atividades assistenciais ou de apoio.
Trabalhadores do transporte, da segurança pública, militares e caminhoneiros também devem apresentar documentação funcional. Já os professores precisam apresentar comprovante de vínculo como docente em instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, desde a educação infantil até o ensino superior.
Vacinação segura e combinada
A vacina contra a gripe pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes, como os da Covid-19, sem qualquer risco. Por isso, é uma boa oportunidade para quem está com o calendário vacinal em atraso atualizar outras vacinas no mesmo momento.
Prevenção e impacto positivo
A Prefeitura de Juiz de Fora reforça a importância da adesão à campanha, especialmente diante das mudanças climáticas e do aumento de casos de doenças respiratórias comuns nessa época do ano. A vacinação em massa pode ajudar a evitar surtos de gripe e, consequentemente, aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.
A imunização também representa um avanço importante na proteção coletiva, principalmente para os públicos com maior risco de complicações, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.
A campanha segue até que todas as doses sejam aplicadas ou enquanto durar o estoque de vacinas. A Secretaria de Saúde orienta que a população procure a UBS mais próxima o quanto antes e evite deixar para a última hora.
Mais informações e atualizações podem ser consultadas pelo portal oficial da Prefeitura de Juiz de Fora: pjf.mg.gov.br.