A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizada na Avenida dos Andradas, no Centro de Juiz de Fora foi alvo de reclamações dos segurados. A informação apurada pelo Folha JF é de que há oito dias seguidos, usuários do INSS dessa unidade não têm conseguido atendimento.
O segurado chega para ser atendido e é dispensado, com a alegação de falha no sistema. De acordo com as informações colhidas, existem segurados há uma semana tentando atendimento. Eles são direcionados a canais digitais, mas são pessoas que não têm experiência com o mundo virtual.
Nesse meio, há pessoas sem poder abrir requerimentos na agência, pessoas com atendimentos marcados sendo remarcadas e ficando com a vida atrasada, pessoas sem poder ter informações básicas no atendimento espontâneo através do serviço de orientação e informação.
Agência não tem especialista em infectologia
O Folha JF também apurou que a Lei 15.157/25 tem gerado problema. Essa lei determina que, nos casos de segurados com HIV/AIDS, a perícia médica da Previdência deverá contar obrigatoriamente com um médico especialista em infectologia.
Segurados com auxílio doença, com CID do HIV, que pede prorrogação do benefício, tem ficado sem resposta após fazer perícia porque o INSS não tem infectologista em Juiz de Fora. São pelos dois casos nesse momento de pessoas com HIV e com pedido parado desde agosto e setembro.