A Elovias S.A. assume oficialmente, nesta terça-feira (4/11), a operação completa da BR-040, no trecho que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). A nova concessionária — formada pelo consórcio Nova Estrada Real, composto pela brasileira Construcap e pelas espanholas Ohla e Copasa — ficará responsável pela administração, manutenção e modernização dos 218,9 quilômetros de rodovia pelos próximos 30 anos.
A transição começou em 29 de setembro, com a assinatura do contrato de concessão junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Agora, a empresa inicia a fase operacional plena, implementando o chamado “Plano de 100 Dias”, que prevê ações emergenciais de conservação e melhorias estruturais.
Plano emergencial e principais investimentos
De acordo com a Elovias, as primeiras intervenções incluem recuperação do pavimento, revitalização da sinalização e serviços de conservação para aprimorar a trafegabilidade e a segurança dos usuários.
A empresa anunciou ainda que o contrato prevê R$ 8,8 bilhões em investimentos ao longo do período de concessão. A principal obra será a duplicação da Serra de Petrópolis, um dos pontos mais críticos da BR-040 e que há décadas aguarda modernização.
“A nova gestão tem como compromisso principal a modernização da rodovia, com foco na segurança, inovação e sustentabilidade”, informou a concessionária, em nota enviada à imprensa.
Aumento do pedágio e descontos aos motoristas
O início da nova concessão também marca o aumento do pedágio: a tarifa básica passa de R$ 14,50 para R$ 21, conforme determinação da ANTT publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a Elovias, o reajuste se deve aos investimentos previstos no contrato, que incluem obras estruturais e melhorias no sistema rodoviário.
A empresa confirmou ainda benefícios e isenções:
- Isenção total para motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas a motor;
- Desconto de 5% para veículos com sistemas de pagamento eletrônico (como tags automáticas);
- Descontos progressivos para usuários frequentes, que passarem mais de uma vez por mês pela mesma praça no mesmo sentido — variando entre 20,3% e 57,5%, conforme a quantidade de viagens.
Expectativa para os próximos meses
Durante os primeiros 100 dias, a concessionária deve apresentar relatórios de diagnóstico da via, com foco em pontos críticos e metas de curto prazo. O contrato também prevê revisões periódicas da ANTT e um programa de monitoramento de obras e atendimento aos usuários.
A Elovias também estuda instalar novas bases operacionais e ampliar o serviço de guincho e socorro mecânico no trecho entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro.
Outra mudança prevista é praça de pedágio de Simão Pereira (MG) para Comendador Levy Gasparian (RJ). Essa mudança não tem data para ocorrer.