Um portal a serviço de Juiz de Fora

10/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Sobe para mais de 900 litros o volume de bebidas apreendidas em Juiz de Fora

Juiz de Fora já soma mais de 900 litros de bebidas irregulares apreendidas em nova fase da Operação Salus
bebidas metanol juiz de fora operação salus
Imagem: Freepik.

O volume de bebidas alcoólicas apreendidas em Juiz de Fora aumentou após o balanço final da Operação “Salus”, divulgada nesta quinta-feira (9) pela Prefeitura. Ao todo, 933 litros de bebidas sem procedência, vencidas ou com rótulos irregulares foram retirados de circulação, além de 1 tonelada de alimentos impróprios para consumo.

Aumento do volume de bebidas apreendidas em Juiz de Fora

A ação, que vistoriou 33 estabelecimentos comerciais na quarta-feira (8), foi deflagrada em resposta aos recentes casos de intoxicação por metanol registrados no país. A operação é coordenada pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e executada em parceria com a Vigilância Sanitária, Procon, Guarda Municipal e equipes de fiscalização da Prefeitura.

Durante as vistorias, três estabelecimentos foram interditados — um por manipular carnes sem licenciamento, outro por falta de higiene e um terceiro de forma parcial. O relatório aponta ainda 25 autos de notificação, 16 de apreensão, 13 de infração e 15 termos de intimação da Vigilância Sanitária, além de quatro intimações por alvará irregular.

O que foi apreendido na Operação Salus?

Entre os produtos apreendidos estão dois tonéis com líquido semelhante à cachaça (20 litros), 25 litros de cachaça sem procedência e 157 unidades sem informações de lote e envase, totalizando 78,5 litros. Parte do material foi enviada para análise laboratorial, e o restante foi inutilizado no local.

A operação também encontrou 170 kg de carnes fora do padrão sanitário, 980 kg de alimentos estragados, 230 potes sem identificação e 22 litros de álcool etílico. A “Operação Salus” seguirá em andamento ao longo de outubro, com novas fiscalizações em bares e comércios de todas as regiões da cidade.

A Prefeitura reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo WhatsApp (32) 3690-7984. Até o momento, não há registros de casos de intoxicação por metanol em Minas Gerais, segundo o Ministério da Saúde.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Prefeitura de Juiz de Fora informa que ainda não há previsão para convocar novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no concurso.
Salários da segurança estão em debate na Assembléia de Minas; Servidores anunciam novo protesto.
Oportunidades são para de operador de telemarketing (SAC), garçom e operador de pá carregadeira
Prazo segue até 14 de novembro para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
Medida busca organizar o trânsito e fortalecer o turismo sustentável no município

– propaganda –