Um portal a serviço de Juiz de Fora

18/09/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Sindicatos cobram volta de cobradores de ônibus em Minas Gerais

Sindicatos pressionam pela volta dos cobradores de ônibus em Minas Gerais; Estudo revela riscos e sobrecarga de motoristas.
Cobradores de Ônibus em Juiz de Fora
Imagem: Freepik.

Os sindicatos de trabalhadores rodoviários voltaram a cobrar a volta dos cobradores de ônibus após a divulgação de um estudo da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), apresentado nesta quinta-feira (18), durante visita da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A pesquisa, iniciada em 2019 e concluída em 2023, revelou que a retirada dos cobradores — substituídos pela bilhetagem eletrônica em 2012 — aumentou a sobrecarga e os riscos para os motoristas de ônibus, que passaram a acumular funções.

Riscos identificados no estudo sobre cobradores de ônibus e motoristas

O levantamento mostrou que ainda há grande uso de dinheiro em espécie, obrigando o motorista a cobrar e dar troco enquanto dirige. Além disso, os cobradores atuavam como verdadeiros copilotos, auxiliando em manobras, trocas de faixa e organização de embarque e desembarque.

Sem esse apoio, os motoristas ficam mais vulneráveis a erros, como arrancar o veículo antes do fim do desembarque ou realizar manobras com pouca segurança. Também precisam interromper a atenção no trânsito para dar informações a passageiros ou acionar o elevador para pessoas com deficiência.

Voz dos sindicatos

Para José Márcio Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), a ausência dos cobradores de ônibus tem levado à precarização da profissão e ao afastamento de trabalhadores, o que ameaça até mesmo um colapso no sistema de transporte. “Ter uma instituição de Estado olhando pra isso e ampliando nossa voz nos dá esperança”, afirmou.

Representantes de sindicatos de outras cidades também relataram que a retirada dos cobradores ocorreu em municípios do interior e pediram que o estudo seja apresentado em câmaras municipais para conscientizar autoridades locais.

Recomendações

Além de cobrar a volta dos cobradores de ônibus, o estudo apresentou recomendações técnicas para governos e empresas, como:

  • Melhorar a sinalização de vias e revisar regras de estacionamento;
  • Incentivar o uso de cartões de pagamento e ampliar os pontos de recarga;
  • Implantar câmeras que ampliem a visibilidade dos motoristas;
  • Ampliar intervalos entre viagens e garantir banheiros para motoristas;
  • Criar grupos de consulta com motoristas experientes para decisões sobre novos veículos.

Tarifa Zero em debate

O deputado Celinho do Sintrocel (PCdoB), que solicitou a visita, reforçou a necessidade de subsídios governamentais ao transporte público e defendeu a instituição da tarifa zero nos municípios. Para ele, além das medidas estruturais, a volta dos cobradores é essencial para melhorar as condições de trabalho e a segurança de motoristas e passageiros.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Distribuidores se posicionaram após divulgação de locais que tiveram bebidas levadas pela PJF para análise.
Bar Beberico, no bairro Mariano Procópio, é interditado novamente pela Prefeitura de Juiz de Fora.
Prefeitura de Juiz de Fora informa que ainda não há previsão para convocar novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no concurso.
Salários da segurança estão em debate na Assembléia de Minas; Servidores anunciam novo protesto.

– propaganda –