Um portal a serviço de Juiz de Fora

23/04/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Franklin Martins debate música e ditadura em encontro especial no Mercado Municipal de Juiz de Fora

Resistência à ditadura militar no Brasil será tema de uma conversa especial com o jornalista e ex-ministro Franklin Martins no Mercado Cultural AICE – Arte de Inventar Coisas Especiais.
franklin martins juiz de fora
Imagem: Divulgação.

A história da resistência à ditadura militar no Brasil será tema de uma conversa especial com o jornalista e ex-ministro Franklin Martins, que chega a Juiz de Fora na próxima segunda-feira, 28 de abril, para um encontro aberto ao público no Mercado Cultural AICE – Arte de Inventar Coisas Especiais.

A atividade começa às 19h no segundo andar do Mercado Municipal (Av. Getúlio Vargas, 188 – Centro), com entrada gratuita.

O evento é promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), e propõe uma reflexão crítica sobre como a música popular brasileira se tornou um dos principais veículos de resistência durante os anos de repressão.

Na conversa, Franklin Martins irá apresentar os bastidores e reflexões de seu livro “Quem foi que inventou o Brasil? A música conta a história da luta contra a ditadura”, resultado de uma pesquisa iniciada em 1997 que já se desdobrou em uma trilogia de publicações. Com mais de mil composições catalogadas, a obra traça uma linha do tempo da República brasileira sob o ponto de vista da música popular — com foco especial nos anos de chumbo.

Música como arma de resistência

De acordo com Biel Rocha, secretário especial de Direitos Humanos, o evento representa mais que uma ação cultural: é um momento de resgate histórico e posicionamento político. “Franklin mostra como a música brasileira enfrentou a censura e mobilizou consciências. Ao trazermos esse debate a público, destacamos a cultura como uma das mais poderosas ferramentas de luta pela democracia”, afirmou.

Rogério de Freitas, diretor da Funalfa, reforça que a parceria entre as instituições fortalece a união entre política pública e arte. “A cultura preserva memórias, provoca reflexão e promove consciência. Essa é uma oportunidade para revisitarmos o passado e entender como a música foi — e continua sendo — um espaço de resistência coletiva”, destacou.

Quem é Franklin Martins?

Franklin Martins tem uma trajetória marcante no jornalismo e na política brasileira. Foi comentarista político em veículos como Jornal do Brasil, O Globo, Estado de S. Paulo, TV Globo e CBN. Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, durante o governo Lula.

Também foi uma das principais lideranças estudantis em 1968 e, por sua atuação contra o regime militar, viveu mais de dez anos entre a clandestinidade e o exílio. Seu conhecimento profundo sobre política e cultura brasileira faz dele uma das vozes mais relevantes quando o assunto é o papel da arte na luta por liberdade.

O encontro promete ser um momento de aprendizado, memória e resistência — e convida os juiz-foranos a pensarem o Brasil a partir das canções que marcaram sua história.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

A Polícia Militar anunciou que prendeu nessa segunda, 14, um homem que aplicava golpes dentro de agência bancária no centro de Juiz de Fora.
Ação gratuita de vacinação acontece nessa quarta, dia 16, durante todo o dia na Praça do São Mateus em Juiz de Fora.
Juiz de Fora recebe concerto à luz de velas com clássicos da música brasileira e do rock, com show do Trio Amadeus no Carlos Magno.
Acidente aconteceu na tarde dessa segunda, 14, e matou policial reformado na 267.
Apenas 49,5% das crianças da rede municipal de Juiz de Fora foram alfabetizadas na idade certa em 2024.

– propaganda –