Em meio ao movimento da oposição ao governo Lula (PT) de tentar emplacar regime de urgência no Projeto de Lei que concede Anistia aos condenados pelos Atos do 8 de Janeiro, a deputada federal Kátia Dias (PSB), se posicionou favorável a Anistia.
Há algumas semanas, em questionamento ao repórter do Folha JF, Matheus Brum, a deputada juiz-forana, através de sua assessoria, disse que não se posicionaria sobre o tema.
Kátia Dias assumiu o mandato no final de fevereiro, de forma temporária, no local de Euclydes Pettersen (Republicanos), que se licenciou para articular sua candidatura ao Senado em 2026.
Veja o posicionamento de Kátia Dias a favor da Anistia
“Assinei a urgência do PL da Anistia.
Como deputada federal, acredito que o Congresso deve tratar esse tema com seriedade, equilíbrio e respeito à democracia.
É evidente que quem cometeu qualquer tipo de ilegalidade
deve responder proporcionalmente ao ato cometido. A ordem democrática e o estado de direito não admitem ataques ou rupturas.
Mas também é verdade que há centenas de pessoas presas de forma genérica, muitas vezes sem provas claras, apenas por estarem no local ou por associação indireta. Isso abre margem para injustiças e violações de direitos fundamentais — algo que também não pode ser ignorado.
Por isso, defendo que o PL da Anistia seja tratado com responsabilidade, e que cada caso seja analisado de forma individual, com base em provas concretas, e não por generalizações. O devido processo legal é um pilar inegociável da democracia.
Esse debate não pode ser conduzido com radicalismos.
É preciso ouvir, investigar e separar quem cometeu crimes de quem foi levado por erro, desinformação ou foi vítima de excessos no processo.
Anistiar todos é impunidade. Anistiar ninguém, inclusive inocentes, é injustiça.
Esse não é um projeto sobre ideologias e como parlamentar, seguirei trabalhando para que a justiça prevaleça com equilíbrio, sem omissão, mas também sem arbitrariedades”.
PSB, partido de Kátia Dias, é base do Governo Lula
O posicionamento de Kátia Dias, no bastidor da política, causou estranheza, uma vez que o PSB é base do governo Lula e é o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. E é interesse do governo que a Anistia não seja aprovada pelo Congresso Nacional, principalmente às vésperas do pleito de 2026. Oficialmente, o partido não se manifestou sobre o posicionamento de Kátia Dias.
Posicionamento das deputadas de Juiz de Fora sobre Anistia
Com o posicionamento oficial de Kátia Dias, duas das três deputadas federais de Juiz de Fora são favoráveis à Anistia aos atos de 8 de janeiro. Ione Barbosa (Avante) já tinha se posicionamento favoravelmente sobre o tema. Apenas Ana Pimentel (PT) é contrária a Anistia.