Acessibilidade | Mapa do Site

12/04/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Deputada federal Kátia Dias se posiciona a favor da Anistia aos condenados pelos Atos do 8 de Janeiro

Deputada juiz-forana se posicionou oficialmente sobre o tema. Das três deputadas federais de Juiz de Fora, duas são favoráveis à Anistia
Kátia Dias se posiciona a favor da Anistia aos atos de 8 de janeiro
Kátia Dias se posiciona a favor da Anistia aos atos de 8 de janeiro (Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados )

Em meio ao movimento da oposição ao governo Lula (PT) de tentar emplacar regime de urgência no Projeto de Lei que concede Anistia aos condenados pelos Atos do 8 de Janeiro, a deputada federal Kátia Dias (PSB), se posicionou favorável a Anistia.

Há algumas semanas, em questionamento ao repórter do Folha JF, Matheus Brum, a deputada juiz-forana, através de sua assessoria, disse que não se posicionaria sobre o tema.

Kátia Dias assumiu o mandato no final de fevereiro, de forma temporária, no local de Euclydes Pettersen (Republicanos), que se licenciou para articular sua candidatura ao Senado em 2026.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kátia Dias (@katiadiasjf)

Veja o posicionamento de Kátia Dias a favor da Anistia

“Assinei a urgência do PL da Anistia.

Como deputada federal, acredito que o Congresso deve tratar esse tema com seriedade, equilíbrio e respeito à democracia.

É evidente que quem cometeu qualquer tipo de ilegalidade
deve responder proporcionalmente ao ato cometido. A ordem democrática e o estado de direito não admitem ataques ou rupturas.

Mas também é verdade que há centenas de pessoas presas de forma genérica, muitas vezes sem provas claras, apenas por estarem no local ou por associação indireta. Isso abre margem para injustiças e violações de direitos fundamentais — algo que também não pode ser ignorado.

Por isso, defendo que o PL da Anistia seja tratado com responsabilidade, e que cada caso seja analisado de forma individual, com base em provas concretas, e não por generalizações. O devido processo legal é um pilar inegociável da democracia.

Esse debate não pode ser conduzido com radicalismos.

É preciso ouvir, investigar e separar quem cometeu crimes de quem foi levado por erro, desinformação ou foi vítima de excessos no processo.

Anistiar todos é impunidade. Anistiar ninguém, inclusive inocentes, é injustiça.

Esse não é um projeto sobre ideologias e como parlamentar, seguirei trabalhando para que a justiça prevaleça com equilíbrio, sem omissão, mas também sem arbitrariedades”.

PSB, partido de Kátia Dias, é base do Governo Lula

O posicionamento de Kátia Dias, no bastidor da política, causou estranheza, uma vez que o PSB é base do governo Lula e é o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. E é interesse do governo que a Anistia não seja aprovada pelo Congresso Nacional, principalmente às vésperas do pleito de 2026. Oficialmente, o partido não se manifestou sobre o posicionamento de Kátia Dias.

Posicionamento das deputadas de Juiz de Fora sobre Anistia

Com o posicionamento oficial de Kátia Dias, duas das três deputadas federais de Juiz de Fora são favoráveis à Anistia aos atos de 8 de janeiro. Ione Barbosa (Avante) já tinha se posicionamento favoravelmente sobre o tema. Apenas Ana Pimentel (PT) é contrária a Anistia.

Folha Juiz de Fora - Logo

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Saiba mais detalhes sobre a a Requalificação do centro histórico de Juiz de Fora e como ficará.
Dupla sertaneja anunciou separação nessa sexta, 18, após cantor Christiano ser alvo de operação da Polícia Federal.
Iniciativa do vereador Julinho Rossignoli quer levar equipes das UBS às instituições de ensino públicas e privadas, seguindo o calendário do Ministério da Saúde
Recurso foi anunciado pelo vereador juiz-forano e será viabilizado pelo deputado estadual Professor Cleisson, ambos do PV
A Empresa Municipal de Tecnologias de Juiz de Fora será subsidiária da EMPAV e assumirá toda a área de tecnologia e comunicação da Prefeitura. Funcionamento começa em maio

– propaganda –