Cerca de 40 produtores rurais participaram, nesta quarta-feira (24), do 1º Encontro de Produtores Rurais de Juiz de Fora – Edição Pecuária Leiteira, realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). O evento, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), contou ainda com representantes de entidades parceiras e patrocinadores.
A programação foi marcada por atividades práticas e informativas, com destaque para o curso de produção de queijo minas frescal, orientações sobre acesso a crédito e informações sobre inspeção sanitária de alimentos de origem animal. Além disso, os participantes puderam emitir o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), documento fundamental para ampliar o acesso a políticas públicas.
Como foi o 1º Encontro de Pecuária Leiteira em Juiz de Fora?
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Dias Cerqueira, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cadeia produtiva local. “Este encontro representa um passo importante para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva. Oferecer capacitação e acesso a informações relevantes é essencial para que os nossos produtores se qualifiquem, atendam às exigências do mercado e prosperem. Foi um sucesso.”
Entre os produtores, o clima também foi de otimismo. Aurélio Geraldo Batalha, que já atua na produção de queijos e doce de leite na cidade, destacou a importância da atualização técnica. “Eu estou aqui para aprimorar, aprender novas técnicas, para poder aperfeiçoar a produção e, cada dia mais, colocar produtos de qualidade no mercado.”
O encontro foi encerrado com a entrega de certificados e o anúncio da continuidade da agenda de capacitações: em outubro, será realizado um encontro voltado aos horticultores, com foco na produção de hortaliças; já em novembro, o curso prático de doce de leite reforçará a valorização dos derivados do leite na região.
A iniciativa contou com o apoio técnico da Epamig-MG, Emater-MG e Embrapa Gado de Leite, além da parceria de empresas como Macalé, Vivare, Sinteac, Sicoob Coopemata, Mira Inox, Global Food, BR Quality e Alta Genética.